PR, SC e RS articulam em Brasília a reativação da Sudesul (Superintendência de Desenvolvimento da Região Sul) e estabeleceram uma pauta comum junto ao governo federal. “A retomada da Sudesul é importante e tem o apoio do Paraná. Mas é preciso um fundo para investimentos e forte articulação para que os projetos regionais tenham maior atenção na execução do orçamento nacional”, disse o secretário de Representação do Paraná, Amauri Escudero Martins, na reunião da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados.
Junto ao secretário executivo de Articulação Nacional, João Matos, os três estados traçaram a pauta conjunta. Na lista entraram o controle fitossanitário e de zoonoses das fronteiras, a exploração do gás de xisto, a implantação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras e a ampliação do Fundo de Participação dos Estados.
Escudero Martins defendeu também que Fundo para Convergência Estrutural do Mercosul, destinado a financiar projetos em benefício das economias do bloco, pode ser uma alternativa de acesso a novos recursos pelos Estados do Sul. “Temos semelhanças e interesses comuns, e atuando em bloco podemos conseguir soluções que atendam às necessidades da população da região”, disse.
Deixe um comentário