Arquivos

Categorias

Potencial do Lago de Itaipu pode multiplicar por cinco a produção de pescados no Paraná

O Paraná pode se tornar, nos próximos anos, um dos celeiros na produção de pescados do País, com a ampliação da criação, principalmente de tilápia, no Lago de Itaipu. O projeto foi apresentado nesta segunda-feira (14) ao governador Beto Richa, pelo superintendente federal de Pesca e Aquicultura do Estado do Paraná, José Antônio Faria de Brito.

São produzidas aproximadamente 45 mil toneladas por ano de pescado no Paraná. Com a ampliação, a estimativa é que esse número chegue a 200 mil toneladas. O aumento da produção no Lago de Itaipu é uma das ações previstas no Plano Safra 2012/2013/2014, do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

“Estamos em sintonia com o Ministério da Pesca para que o Paraná cresça cada vez mais neste setor, e que possa trazer mais benefícios aos produtores e a toda população”, disse o governador.

De acordo com Brito, o Lago de Itaipu possui uma das mais profundas lâminas d’água para a produção de pescado. A criação de tilápias na região é discutida com a empresa responsável e com o Paraguai.

A expectativa é que, com a criação de pescado no lago, o Paraná quintuplique sua produção. “Queremos que o Paraná vire um celeiro de criação de pescados”, destacou o superintendente. Conforme último relatório estatístico divulgado pelo MPA, o Paraná foi o 11.º Estado na produção de pescados, em 2010.

PLANO SAFRA – O Plano Safra prevê para os próximos anos R$ 4,1 bilhões em créditos e investimentos pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e pelo Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção (Prodecoop).

A estimativa é atender 330 mil famílias em todo o País. “Estes recursos estão previstos para todos os estados, e os melhores projetos serão beneficiados. Queremos ampliar a participação dos produtores paranaenses neste montante”, informou Brito. A expectativa no MPA é ampliar a produção brasileira de pescados em 2 milhões de toneladas até 2014.

Também esteve presente no encontro no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o deputado federal Pastor Oliveira Filho, e representantes da superintendência do MPA no Paraná.