O jornalista Marcelo Oikawa lança nesta quinta-feira (23) a partir das 19h30, no Centro de Educação e Física e Esportes da Universidade Estadual de Londrina, o livro “Porecatu – A guerrilha que a os comunistas esqueceram”.
A guerrilha de Porecatu durou sete anos – de 1944 a 1951. Com o envolvimento do Partido Comunista do Brasil (PCB) em 1948, chegou a controlar um perímetro de 40 quilômetros quadrados.
Nesse período os posseiros fundaram as duas primeiras associações de lavradores do Brasil – a de Porecatu, com 270 famílias, e a de Guaraci, com 268. Elas chegaram a 12 até o final do conflito, já com o nome de Ligas Camponesas.
A disputa pelas terras devolutas também levou à assinatura do primeiro decreto de desapropriação de terras para fins sociais do país. Foi lá que a palavra “camponês” foi usada pela primeira vez para designar o trabalhador rural sem terra, arrendatário, colono ou pequeno proprietário.
O lançamento integra a 10ª Jornada de Agroecologia, promovida por movimentos sociais do campo e pesquisadores da área. (Via Boletim Sindijor)
Tipo do livro interessante esse. Gostaria muito de ler. Me informem, como faço para adquirir um depois do lançamento?
Há ´mais de uma obra sobre esse assunto. Esta deve completar o ciclo histórico da chamada Guerra de Porecatu. Tenho procurado adquirir o livro, mas não me mandam informações.