Arquivos

Categorias

Por apoio do PCdoB, Ciro Gomes busca Flávio Dino no Maranhão

Em busca do apoio nacional do PCdoB, o presidenciável Ciro Gomes (PDT) se reuniu nesta segunda-feira com o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), em São Luís. Os dois partidos são aliados no estado. Apesar do empenho de Ciro, a presidente nacional do PCdoB, deputada Luciana Santos (PE), afirmou que o partido manterá a pré-candidatura à Presidência de Manuela D´Ávila. As informações são de Fernanda Krakovics n’O Globo.

Ciro foi ao Maranhão para o lançamento da pré-candidatura do deputado federal Weverton Rocha (PDT) ao Senado na chapa do governador, que disputará a reeleição. Dino é o único governador do PCdoB.

Aliado histórico do PT, o PCdoB decidiu lançar a pré-candidatura de Manuela depois da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá. A decisão foi tomada diante da perspectiva de que Lula será barrado pela Lei da Ficha Limpa e não poderá concorrer.

A presidente do PCdoB afirmou ao GLOBO que a pré-candidatura de Manuela será mantida.

— O comitê central (do PCdoB) se reunirá no próximo final de semana, em São Paulo. A pré-candidatura de Manuela está na pauta, mas a discussão é para a gente emular ainda mais — disse Luciana Santos.

Assediados tanto pelo PT quanto pelo PDT, integrantes do PCdoB têm insistido na pré-candidatura de Manuela, alegando que ela ajudaria o partido a tentar superar a cláusula de barreira, que passará a vigorar a partir desta eleição. Pela nova regra, os partidos terão que atingir um patamar mínimo de votos para a Câmara, distribuídos pelo país, para ter direito a uma fatia do fundo eleitoral e a tempo de TV. Segundo integrantes do PCdoB, uma candidatura própria à Presidência daria mais visibilidade ao partido e ajudaria a puxar votos para deputados.

Em entrevista à TV Difusora, do Maranhão, Ciro confirmou a reunião com Dino _ um almoço _ e a busca pelo apoio nacional do PCdoB.

— Quero muito (o apoio), mas é preciso respeitar o tempo do PCdoB. Eles têm uma candidata, que é uma moça de muito valor, a Manuela D´Ávila.

Ciro aproveitou ainda, na mesma entrevista, para atacar o pré-candidato do PSL, Jair Bolsonaro, e fazer um aceno para outro partido de esquerda além do PCdoB, o PSOL:

— Taí, se um jovem quisesse protestar mesmo o lugar não é o Bolsonaro, é a Manuela. A Manuela tem a intransigência do Bolsonaro, não faz acordo com ninguém, mas é limpa, é mulher, gosta do povo, conhece a realidade do Brasil. Se a gente quer de fato renovar, o caminho não é um deputado federal de 28 anos (de mandato). Outro caminho é o (Guilherme) Boulos, que vem pelo PSOL com essa mesma intransigência.

Enquanto negocia também aliança com partidos do chamado “blocão”, como DEM e PP, de centro-direita, Ciro já disse que sua prioridade são os partidos de esquerda _PSB e PCdoB_ para dar “hegemonia moral” à chapa.

O PDT realiza convenção nacional na próxima sexta-feira, em Brasília, para confirmar a candidatura de Ciro à Presidência.