Arquivos

Categorias

Ponte da Amizade segue fechada sem previsão para reabertura

O ministro de Saúde do Paraguai, Júlio Mazzoleni, afirmou nesta segunda-feira (20), que a Ponte da Amizade, fronteira entre Ciudad del Este (Paraguai) e Foz do Iguaçu (Brasil) permanecerá fechada e sem data prevista para sua reabertura.

Mazzoleni discutiu com o governador do departamento do Alto Paraná, Roberto González Vaesken, para trabalhar em uma tabela técnica e preparar um protocolo. “Não vejo a abertura da fronteira em um futuro tão imediato, mas também não estou muito longe”, disse o chefe do Ministério da Saúde.

“Estávamos conversando com o governador sobre a importância de estabelecer uma mesa de trabalho com os prefeitos, para que tenhamos tudo em harmonia com as medidas sanitárias, iguais de um lado e do outro, para que, quando chegar o momento certo, estaremos prontos para poder abrir o mais rápido possível “, completou.

Pandemia no Brasil

A decisão da abertura depende de como a pandemia do Covid-19 ocorre no Brasil. O médico Carlos Pallarolas, pneumologista do Hospital Regional de Ciudad del Este, indicou que a situação neste momento é complexa.

“Ainda é muito difícil pensar sobre isso, mas há uma conversa com o pessoal da Câmara de Comércio e da empresa. Conversamos com eles sobre um protocolo que foi apresentado ao Ministério da Indústria e Comércio, ao Interior e, é claro, ao Ministério da Saúde. Participamos com o Dr. Kunzle (Hugo) na elaboração deste protocolo ”, destacou.

“É um protocolo bastante complicado, não é fácil cumpri-lo, mas a ideia é se preparar para que, quando chegar a hora, quando o Brasil começar a diminuir sua curva epidemiológica, possamos pensar em diálogo, que não nos surpreendamos com essa situação”, completou.

Pallarolas insistiu que, no momento, não há condições sanitárias para abrir a Ponte da Amizade. “A taxa de transmissão comunitária em Foz e nas cidades vizinhas é muito maior do que a nossa. Fala-se em 70% da transmissão comunitária “, afirmou.

Desse modo, somente quando a curva começar a diminuir no Brasil, há de se treinar para uma possível reabertura da Ponte.