Arquivos

Categorias

Urna fora de época: Pontal do Paraná vai eleger novo prefeito no dia 30

Do Blog da Joice:

O município de Pontal do Paraná, no litoral do Estado, vai ter uma nova eleição para prefeito no dia 30 de agosto. A data foi marcada pelo presidente da Câmara Municipal, Valdevino Simões. Por enquanto Pontal do Paraná está sem prefeito. Rudisney Gimenes e o vice, Rubens da Veiga, tiveram o mandato cassado por suposta compra de votos. Quem assume a administração municipal é o presidente da câmara Valdevino, que toma posse amanhã de manhã se a justiça mantiver a decisão da cassação.

A defesa do prefeito cassado, entrou nesta segunda, com um pedido de embargo da decisão da Justiça Eleitoral. No final de julho os advogados já tinham tentado embargar a decisão que afastava Gimenes, mas o pedido não foi acatado. Se novamente a Justiça entender que Gimenes não pode continuar na prefeitura, a eleição do dia 30 vai definir quem deve administrar a cidade até o ano que vem. A escolha do prefeito vai ser feita de forma indireta, ou seja, os nove vereadores da câmara é quem vão escolher entre eles mesmos, o novo prefeito.

Atualmente seis vereadores são da situação e três da oposição. Rudisney Gimenes foi cassado porque teria comprado votos por meio da distribuição de cestas básicas e de combustível. Ele também é acusado de abuso de poder por usar tecido doado pela Receita Federal para o Provopar Municipal para fazer camisetas e bonés de campanha.