Arquivos

Categorias

POLÍTICO SÓ PENSA NAQUILO. E AS PROMESSAS?

A Câmara Municipal de Curitiba reiniciou mais um ano de sessões nesta segunda-feira (16), a Assembléia Legislativa do Paraná recomeçou a funcionar  há apenas duas semanas (sua nova mesa diretora tomou posse no dia 2 de fevereiro), o Senado e a Câmara Federal também elegeram suas novas mesas diretoras no início do mês. Prefeitos de muitas cidades que se elegeram pela primeira vez ainda nem tem a menor idéia de como vão descascar os abacaxis deixados pelos seus antecessores. Vereadores de primeiro mandato ainda estão perguntando aos mais antigos como é que funcionam as câmaras municipais.

Ainda estamos há quase dois anos das eleições em que serão escolhidos o novo presidente (ou presidenta),  os novos governadores, mais dois senadores e os novos deputados federais e estaduais . Mas, lendo o noticiário político, os nossos vibrantes parlamentares não falam em outra coisa a não ser nas eleições de 2010. As eleições em 2010 viraram idéia fixa dos partidos. No plano nacional e estadual. PSDB e DEM paranaenses já fizeram reuniões para decidir se sairão com candidatos próprios ou para ver quais alianças lhes serão mais vantajosas. 

Dando uma olhada rápida nas manchetes das notícias nos últimos dias, a única preocupação é 2010. O senador Álvaro Dias (PSDB) já disse que é candidato a governador. Seu irmão,  senador Osmar Dias (PDT), já afirmou que sua candidatura ao governo do estado é irreversível. O deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB) está fazendo de tudo para tornar a candidatura do prefeito Beto Richa (PSDB) viável no interior do estado. O DEM já tem como candidato a senador o deputado federal Abelardo Lupion.

O ministro do Planejamento Paulo Bernardo (PT) faz um sacrifício (?) e até já aceita sair como candidato a governador no Paraná. O PMDB ainda não sabe se sai com candidato próprio ou se faz aliança. Com o PT ou com o PDT? Ou vai de Pessuti? Reuniões e mais reuniões estão agendadas entre as direções dos vários partidos. Ricardo Barros, do PP, já declara que vai com Osmar em 2010. Mauro Moraes acha que juntar PMDB com o PSDB em 2010 é uma boa.  Crescimento de Dilma nas pesquisas assusta cúpulas do PSDB e do DEM.

Como perguntar não ofende, onde fica o eleitor nesta história?