PoliciaIs civis e militares do Paraná iniciaram esta semana um novo curso com agentes federais do Consulado dos Estados Unidos em São Paulo. Esta etapa da parceria entre as autoridades norte-americanas e a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária é voltada para técnicas de investigações criminais.
O curso é dividido em dois módulos. O primeiro, ministrado por agentes do Escritório de Segurança Diplomática dos Estados Unidos, refere-se a entrevistas com suspeitos e interrogatórios. Já o segundo tem como professores convidados representantes do Drug Enforcement Administration (DEA) – órgão federal encarregado da repressão e controle de narcóticos naquele país – que vão falar sobre as atividades desempenhadas por eles.
“Esta interação dos policiais do Paraná com os agentes americanos será muito proveitosa para aprimorar ainda mais o trabalho das nossas polícias Civil e Militar. Este intercâmbio de informações e experiências é fundamental para combater com ainda mais eficiência as organizações criminosas”, avaliou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita.
Entre os 70 alunos estão policiais militares e civis do Departamento de Inteligência do Estado do Paraná (Diep) e de unidades como Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) e o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), além da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), entre outras.
“É muito importante para a polícia desenvolver suas técnicas e esse curso com o Drug Enforcement Administration tem nos mostrado referências importantes em função das vivências distintas. Isso serve para aprimorarmos nossa técnica e utilizarmos sistemas que ainda não colocamos em prática”, destaca o delegado Fábio Machado, um dos participantes do curso e responsável pela Delegacia de Fazenda Rio Grande.
Deixe um comentário