Arquivos

Categorias

Polícia Civil vai criar divisão de homicídios em Curitiba

Mais uma aposta da Polícia Civil para reduzir os índices de mortes violentas na capital é a implantação da Divisão de Homicídios de Curitiba. Segundo Riad Farhat, faltam apenas alguns ajustes para que o governador Beto Richa (PSDB) homologue sua criação. Segundo o delegado geral, a capital será dividida em quatro zonas e cada equipe vai trabalhar em determinada região. Será um delegado, com 10 ou 12 investigadores em cada zona. “Hoje uma mesma equipe que atende um homicídio na região sul da cidade vai ter que investigar uma ocorrência na região norte. Com a mudança, o desenvolvimento dos trabalhos será mais eficaz já que cada equipe vai ficar responsável por uma região”, decreta.

Além disso, adianta Farhat, outros delegados serão designados para cuidar de crimes complexos e outros para casos mais antigos. A princípio, somente as ocorrências da capital e alguns crimes mais importantes da região metropolitana serão investigados pela divisão.
Segundo Farhat, cerca de 80% dos homicídios são solucionados no momento em que a polícia chega ao local do crime e com a coleta de provas. Por isso, ressalta, se o local do homicídio não é tratado com o devido cuidado, toda a investigação pode ser comprometida.

“Estive por 15 anos no Tigre e sempre disse que quando um sequestro começa mal já nas primeiras horas fica difícil consertar a situação. Então não se pode errar. Hoje você começa a desvendar um homicídio por meio da perícia e depende muito da preservação do local, isso não pode ser banalizado.”

(Folha de Londrina)