De Roseli Abrão, no www.horahnews.com.br:
O PMDB e o PT paranaense vão movimentar o próximo final de semana. No sábado, o partido do governador Roberto Requião realiza um encontro nacional que pode dar inicio a um movimento contra o “acórdão” firmado pela cúpula do partido com o PT visando as eleições presidenciais do ano que vem. No domingo, o PT realiza eleições para a renovação de seus diretórios e, no Paraná, a disputa envolve quatro candidatos que se dividem entre candidatura própria e alianças.
A disputa no PT está polarizada entre os deputados Enio Verri, que integra a corrente majoritária do PT e defende a coligação com um candidato da base aliada de Lula para o governo; e Tadeu Veneri, ligado à esquerda do partido, que briga pela candidatura própria do PT ao governo do Estado.
No páreo, também, Marcos Pessati, que tende para aliança; e Alfeu Capellari, o professor Cafu, que quer a candidatura própria.
O encontro do PMDB pretende trazer a Curitiba lideranças nacionais que se rebelam contra uma aliança com o PT, mas que se dividem entre candidatura própria e apoio ao tucano José Serra.
O evento, que terá inicio às 10 horas, no Hotel Pestana, terá transmissão ao vivo pela internet. O sinal estará disponível no www.pmdbpr.org.br.
Me parece que o candidato a presidente do PT-PR Marcio Pessati não apóia alianças mas sim candidatura própria. Estou certo?
Segundo o texto referente a inscrição de Marcio Pessati a eleição do PED estadual do PT (“Assim, torna-se imperioso a defesa e a construção de candidatura própria do PT para disputar o governo estadual”), sua candidatura defende a candidatura a partir dos quadros do PT-PR.