Arquivos

Categorias

Pixuleco é ‘escoltado’ no MON

pixulecoA chegada do boneco “pixuleco” (alusão à forma como ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto se referia à propina, segundo o delator Ricardo Pessoa, da UTC) no local onde se concentram os apoiadores da Lava Jato, por volta das 14h desta quarta-feira (10), provocou confusão em Curitiba. Os apoiadores da Lava Jato estão concentrados em uma esquina em frente ao museu Oscar Niemeyer. Ninguém foi ferido. As informações são de Vinicius Boreki no UOL.Criado em agosto de 2015, o boneco que representa o ex-presidente Lula preso se tornou algo constante em manifestações que pediam o impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT) e contrárias ao petista. O boneco que está em Curitiba veio de Ribeirão Preto (SP). “Ele fica no interior de São Paulo para facilitar a logística para todo país”, afirma Daniel de Almeida, coordenador do MBL (Movimento Brasil Livre).

Após uma suposta tentativa de agressão, o boneco foi escoltado com faixas, impedindo que os manifestantes se aproximem dele. Com 17 metros, o “pixuleco” foi dividido em várias partes numeradas para facilitar a manutenção. “Antes, se ele fosse rasgado, o boneco era perdido. Agora, ele está dividido em várias partes, o que torna nosso trabalho mais simples, já que podemos mandar refazer apenas uma parte”, ressalta Almeida.

Logo após a chegada do boneco, um homem que entrevistava os participantes do ato e fazia questões sobre outros políticos citados ao longo da Lava Jato, como Aécio Neves (PSDB), foi retirado do ato com proteção policial.

“Queria saber o que as pessoas tinham de informação sobre o Lula e mostrei políticos na mesma situação”, afirma o microempresário André Roberto. “Meu objetivo era saber se estavam apoiando a Lava Jato ou só são contra alguns nomes”, afirmou.