Piscicultura é referência na região oeste do Paraná. Produtor de Toledo recebe prêmio “Orgulho da terra”

Os integrantes da família Stuany fazem parte da história da região oeste do Paraná. Chegaram como colonizadores e desbravaram aquelas terras, firmando moradia no solo vermelho, que oferece esperança e prosperidade, para quem decide ficar. Nos cinco alqueires de terra que recebeu como herança, no município de Toledo, Carlos Stuany apostou na piscicultura, como base de sustento para a família.

Em 1986, deu início ao cultivo consorciado com a criação de carpas. Já em 1989, na área de quase dois hectares, construiu 7 viveiros e, desde então, intensifica a criação de peixes. Ao longo do tempo, construiu um pesque pague e um restaurante, sendo pioneiro dessa atividade na região de Toledo. Em seguida investiu no abate de peixes. A iniciativa deu tão certo, que além de sua produção, ele também absorve a produção de outros 22 parceiros, o que aumenta o negócio.

Reconhecimento

Por todo diferencial percebido na propriedade da família Stuany, o produtor Carlos Stuany recebeu o prêmio “Orgulho da Terra”, que é uma iniciativa do Grupo RIC de Comunicação, juntamente com o IDRPR Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná e com a Ocepar – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná. O prêmio homenageou 12 produtores, com as melhores práticas do agronegócio no Paraná, no início deste mês de dezembro. As categorias são: soja e milho, bovinocultura (leite), bovinocultura (corte), feijão, psicultura, turismo rural, agroecologia – agricultura orgânica, sericicultura, inclusão social, agroindústria, suíno e aves.

O projeto “Orgulho da Terra” é apresentado pela COAMO – Cooperativa Agroindustrial LTDA,  e conta com o patrocínio da Pneu Z.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Senador Alvaro Dias é o novo Presidente do Podemos no Paraná

Senador Alvaro Dias é o novo Presidente do Podemos no Paraná, Ele foi eleito por aclamação com a presença das lideranças regionais e nacionais.

Na manhã desta terça-feira(25), em Curitiba, na presença dos Senadores Oriovisto Guimarães e Flávio Arns, da Presidente Nacional do Podemos, Deputada Renata Abreu, do Pré Candidato à Presidência da República, Sergio Moro, do Vice Presidente da Sigla no Paraná, Deltan Dallagnol, e do Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Augustinho Zucchi, do Depurado Estadual Galo, e de outras lideranças nacionais e do Paraná do Partido, Vereadores e Prefeitos, os membros executivos do Podemos no Estado do Paraná.

Novo diretor-geral brasileiro da Itaipu será o Almirante Antalício Risden Junior

O Ministério de Minas e Energia confirmou, ainda nesta terça-feira (25), a indicação do Almirante Anatalício Risden Junior para o cargo de diretor-geral brasileiro de Itaipu, em substituição ao general João Francisco Ferreira, que pediu demissão.

A informação foi confirmada à imprensa pelo ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque. O almirante Risden ocupa atualmente o cargo de diretor financeiro executivo da binacional

“Já iniciamos o processo, que leva mais ou menos duas semanas”, explicou o ministro a Agência iNFRA . Ferreira permanecerá no cargo até que haja a formalização de sua saída e a designação de seu substituto no Diário Oficial da União.

Boas vindas

A ex-governadora Cida Borghetti, lembrada para o cargo, usou as redes sociais para comentar a mudança. “Desejo muito sucesso ao novo diretor-geral da Itaipu Binacional, Almirante Anatalício Risden Júnior”.

“Gestor competente, tenho certeza que dará continuidade ao excelente trabalho do seu antecessor, o general João Francisco Ferreira”.

“Como conselheira da Itaipu, deixo o meu reconhecimento e a minha confiança na condução dessa gigante mundial da geração de energia”, concluiu Cida Borghetti.