do Blog Em Dose Única:
Gilmar Piolla, da Itaipu Binacional, se transformou em um dos maiores defensores da cidade contra a proposta do aumento do número de vereadores. No perfil do Facebook, Piolla faz “campanha” para coleta de assinaturas ao projeto popular da ACIFI, ICVB e OAB, que defende a redução do orçamento da Câmara para 3% e confirma a permanência de 15 vereadores no Legislativo.
Após troca de mensagens com o vereador Luiz Queiroga, Piolla foi mais além. Não poupou palavras para apontar seu descontentamento caso seja aprovada a proposta de criar novas vagas na Casa de Leis.
“Se aprovarem o aumento dos vereadores e os gastos da Câmara eu devolvo o Título de Cidadão Honorário que recebi”, revelou. O Título foi, inclusive, proposto por Queiroga no ano passado e aprovado por unanimidade.
O presidente do Fundo Iguaçu também criticou os gastos da Câmara. “ Uma cidade com tantas carências como Foz do Iguaçu não pode se dar ao luxo de destinar até 6% do seu orçamento para cobrir “despesas” da Câmara de Vereadores. Seria clientelismo político. É possível, sim, manter a dignidade, a representatividade e a independência do Poder Legislativo com 15 vereadores e gastando não mais que 3% das receitas correntes do município”.
Atualmente, o orçamento anual da Câmara é de R$ 15 milhões. O valor é equivalente a 6% das receitas líquidas do Município.
Segundo ele, a proposta de autoria do vereador Hermógenes de Oliveira não é democrática, muito menos irá melhorar a representatividade política. “Que democracia é essa que os vereadores dizem representar? Isso é autoritarismo, coronelismo político. Todos nós sabemos que o aumento do número de vereadores não vai melhorar a representatividade política em Foz do Iguaçu. Vai servir apenas para aumentar os “custos” para a municipalidade, leia-se, o contribuinte, para todos nós”,opinou.
De acordo com Piolla, mais de 7,5 mil pessoas assinaram o projeto de iniciativa popular. São necessárias 9 mil assinaturas. O prazo de coleta é sexta, 05, quando a ACIFI deve apresentar o documento durante a Audiência Pública para debater o tema.
Nos últimos dias várias entidades representativas aderiram a campanha. Nesta semana foram coletadas assinaturas nas faculdades e comércios da cidade. “Pessoal, vamos lá! Faltam poucos dias para a audiência pública. Cada um de nós pode coletar 20 assinaturas (pegar formulário na ACIFI) e ajudar a multiplicar esse movimento. Vamos fazer ouvir a nossa voz!”, convocou.
Quanta demagogia chefinho! é isto ai que dá vereadores não terem um critério pra dar estes títulos, agora cidadão que nem daqui é, de Dois Vizinhos, usar isto como moeda de troca, oras bolas, quero ver chefinho entregar o dipolima, larga de ser demagogo…..
Isso é postura de homem sério. Confio no Piolla e tenho certeza que cumprirá esta promessa.