Nessa semana o projeto pioneiro no mundo volta a ganhar visibilidade. Na quinta-feira, 21 de fevereiro, irá acontecer em Roma o evento “La Mano Bionica: Dall’Intuizione Scientifica ai Risultati Dei Primidieci Anni di Sperimentazione su Soggetti Amputati in Italia” (Convenção científica sobre Mão Biônica – desde as origens dos recuperados até os experimentos com sujeitos amputados), para divulgar dois novos estudos clínicos da área, que serão publicados na Revista de Robótica de AAAS Science desta semana.
Em 2008, dois anos após sofrer o acidente que resultou na amputação de seu antebraço esquerdo, Pier participou de uma pesquisa científica na Itália e se tornou o primeiro homem do mundo a mexer uma mão biônica através de impulsos cerebrais. Como participante histórico do processo, foi convidado a participar da convenção, juntamente com os profissionais multidisciplinares que compõem o grupo de pesquisa.
Pier, que atua como vereador na cidade de Curitiba, possuí uma pauta política voltada à pessoa com deficiência e vê como uma grande honra estar envolvido nesse projeto tão impactante. “O incentivo a pesquisa de tecnologias assistivas é fundamental e, antes mesmo da minha vida pública, eu já buscava contribuir com isso. Precisamos pensar em como promover acessibilidade para as pessoas com deficiência e esse projeto já previa isso há 10 anos atrás”, destaca o vereador.
O evento irá contar com a presença de grandes nomes do meio científico e acadêmico, bem como a Ministra da Saúde da Itália, Giulia Grillo.
Deixe um comentário