Por Karlos Kohlbach na Gazeta do Povo:
O mesmo homem que no mês passado denunciou um suposto caixa dois na campanha do prefeito Beto Richa (PSDB) na eleição do ano passado foi quem auxiliou a prefeitura a desvendar uma série de irregularidades ambientais em loteamentos da Piemonte Construções e Incorporações, em Curitiba. A Piemonte foi a terceira maior doadora (R$ 201 mil) da campanha de Richa em 2008.
As irregularidades só foram descobertas depois que Rodrigo Oriente, ex-funcionário da construtora e também ex-servidor da prefeitura, fez denúncias ao Núcleo de Repressões Econômicos (Nurce), da Polícia Civil; ao Ministério Público; e à Procuradoria-Geral do Município.
A partir dessas denúncias, a prefeitura já comprovou que a construtora desmatou áreas para construir um loteamento, sem alvará do município. Também há fortes indícios de que a Piemonte teria aterrado um rio para erguer um empreendimento popular batizado de João de Barro, no bairro do Campo de Santana, Sul de Curitiba.
Na semana passada, diante da comprovação das denúncias, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente multou a empreiteira em mais de R$ 650 mil. Novos autos de infração podem ser lavrados nos próximos dias.
Existem indícios ainda de possíveis irregularidades administrativas envolvendo servidores municipais responsáveis pela tramitação de pleitos da Piemonte. Uma das denúncias diz respeito ao fato de a prefeitura de Curitiba ter construído uma creche municipal num terreno que pertence à construtora. (Leia mais)
Created the greatest artilces, you have.