O ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado do mensalão, está sendo investigado pela Polícia Federal por evasão de divisas e lavagem de dinheiro. A PF já descobriu que Pizzolato enviou R$ 1 milhão para comprar um imóvel na Espanha. As informações são da Folha de S. Paulo
De acordo com os investigadores, Pizzolato – preso na Itália desde fevereiro para aguardar o julgamento de um pedido de extradição feito pelo Brasil – não possui suporte para esse tipo de operação financeira. Segundo a PF, o imóvel adquirido no exterior foi registrado em nome de sua mulher, Andrea Haas, cuja renda não seria suficiente para a compra. O negócio foi fechado durante o julgamento do mensalão, o que poderia indicar a intenção de fuga do ex-diretor do BB.
Pouco depois das 6h desta quinta-feira (15), policiais federais chegaram à cobertura onde Pizzolato residia, em Copacabana, zona sul do Rio, para cumprir um mandado de busca. Foram apreendidos documentos, dois laptops, pen drives e CDs. No apartamento, a PF encontrou um amigo do ex-diretor, que mora no apartamento há pelo menos quatro anos. Ele é suspeito de auxiliá-lo nos crimes.
As investigações tiveram início após a fuga de Pizzolato do país, em outubro do ano passado, com a colaboração da Interpol e dos adidos policiais brasileiros em Roma e em Madri. Os demais dados foram colhidos no momento de sua prisão em Modena, na Itália. Na ocasião, foram apreendidos laptops e equipamentos eletrônicos encontrados com o ex-diretor.Pizzolato foi condenado a 12 anos e 7 meses de prisão em regime fechado por formação de quadrilha, peculato e lavagem de dinheiro. As autoridades brasileiras ainda aguardam autorização para realizar buscas na Espanha e na Itália.
Deixe um comentário