O deputado Zeca Dirceu (PR), líder do PT na Câmara, destacou nesta quarta-feira, 28, o aumento da produção de diesel na Refinaria Getúlio Vargas (Repar) em Araucária, cidade da região metropolitana de Curitiba. “A ANP autorizou a Petrobras a operar mais uma unidade de produção na Repar, o que dá condições de aumentar em até 146% a capacidade de produção do chamado diesel renovável”, disse Dirceu.
“Estamos avançando em todas as áreas na economia e a implantação desta unidade na Repar não só demonstra a atenção dada a setores que dão suporte ao crescimento do país, como a opção pela produção de um combustível renovável, através do óleo vegetal, para a transição em uma nova matriz energética ambientalmente correta”, completa Zeca Dirceu.
Além do benefício ambiental, o diesel renovável pode ser misturado ao diesel convencional em diferentes proporções, sem a necessidade de adaptações nos motores dos veículos, sem exigir alterações ou mudanças na cadeia logística ou no seu armazenamento.
Em nota, a Petrobras afirma que pretende investir US$ 600 milhões (R$ 2,9 bilhões no câmbio de hoje) no desenvolvimento de uma geração de combustíveis sustentáveis através do programa BioRefino.
Exemplos
Os investimentos na Repar em Araucária, completa Zeca Dirceu, evidenciam a atenção do governo Lula com o Paraná. “São várias ações, programas, projetos e recursos destinados ao Paraná, o que comprova que não há qualquer tipo de descriminação política ou ideológica da parte do governo Lula aos estados”.
“Como diz o próprio presidente Lula, o Brasil só vai crescer se todos os estados, segmentos e setores crescerem rem juntos. Os investimentos na Repar e a ampliação dos recursos do Plano Safra, que atende o Paraná que tem uma forte e importante produção agropecuária, são exemplos a discriminação pelo ódio passaram”, completou.
BioRefino
Dos atuais 5 milhões de litros por dia, a empresa brasileira passará a ter um potencial de processar 12,3 milhões de litros por dia, ainda neste ano. Esse volume é suficiente para abastecer cerca de 41 mil ônibus convencionais, reduzindo a emissão de 1.300 toneladas de gases de efeito estufa.
O Programa BioRefino prevê a implantação de projetos de coprocessamento nas refinarias RPBC (Presidente Bernardes), Replan (Paulínia) e Reduc (Duque de Caxias), além de uma planta dedicada às produções de bioquerosene de aviação de diesel na RPBC, com matéria-prima 100% renovável.
O programa também está realizando novos estudos para a expansão da produção de diesel renovável nas refinarias Recap (Capuava), Regap (Gabriel Passos) e RNEST (Abreu e Lima). Além disso, estão sendo avaliadas novas plantas dedicadas para produção de bioquerosene de aviação e diesel renovável na RNEST e no Polo Gaslub.
(com informações da Petrobras)
Deixe um comentário