Arquivos

Categorias

Pessuti no início das obras da Arena

A Comissão organizadora da Copa do Mundo 2014 em Curitiba e o Clube Atlético Paranaense (CAP) deram inicio as obras de conclusão da Arena da Baixada.

O ex-governador Orlando Pessuti, que presidiu o Comitê Executivo do Paraná para a Copa 2014, enquanto era vice-governador, acompanhou a solenidade ao lado do governador Beto Richa, do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, do coordenador das obras Mário Celso Petraglia, além de dirigentes do CAP e autoridades da capital.

História – Pessuti envolveu-se pessoalmente em todo o processo relativo ao evento, e deu o “pontapé” inicial para trazer a competição ao Paraná.

Com seu grupo de trabalho, o ex-governador reuniu-se por diversas vezes com o presidente da CBF Ricardo Teixeira e dirigentes da entidade sobre as necessidades da competição. Participou de atividades na África do Sul com o ex-presidente Lula durante a Copa 2010 divulgando os jogos no Brasil.

Esteve em Brasília debatendo com a estrutura do governo Federal sobre obras necessárias em estradas, aeroportos e de infra-estrutura urbana. Acompanhou nas Bahamas a escolha de Curitiba como uma das 12 cidades-sede e recentemente no Rio de Janeiro participou do sorteio das chaves para os jogos.

Devido a sua atuação, o ex-governador foi carinhosamente chamado de “o pai da Copa”.

Legado – Pessuti avalia que os investimentos a serem feitos no Paraná para receber turistas e esportistas ficam para a população. “Curitiba sediar a Copa tem uma importância muito grande não apenas pelos jogos ou por se concluir um estádio, mas sim, pelo aumento no turismo, pelas obras de mobilidade urbana e que ficam para a população, que talvez não assista aos jogos nem consiga um autógrafo de um atleta, mas que ganhará com a utilização permanente destas mesmas obras” afirmou.

O ex-governador cita como exemplo a Trincheira da Avenida das Torres com a Avenida Rui Barbosa, “que melhora a trafegabilidade na região e já está liberada para o uso da população. É um legado para o Paraná como tantos outros não só na capital quanto no interior” declarou.

O prefeito Luciano Ducci rememorou que Pessuti iniciou o grande trabalho para trazer a Copa 2014 para o Estado. “O inicio de todo o processo começou com o Pessuti na vice-governadoria participando como membro da Comissão formada para responder sobre o assunto. Ele coordenou o processo todo. Tempos depois, eu como prefeito e ele governador, demos encaminhamentos e tomamos todas as medidas para que as coisas pudessem acontecer. Estamos muito felizes viabilizando esse grande sonho e atendendo essa expectativa da nossa população” declarou Ducci.

Mário Celso Petraglia ressaltou no evento, a importância do ex-governador Pessuti para a concretização das propostas que atraíram a Copa do Mundo para Curitiba. “O Pessuti foi o governador responsável por toda a legislação, decretos e leis que alicerçam e dão condições aos poderes municipal e estadual e ao Clube Atlético Paranaense para esta parceria feita entre as três entidades” disse Petraglia.

Mário Celso informou que as obras devem ser concluídas no dia 31 de dezembro de 2012 e a reinauguração da Arena será em março de 2013, com previsão de um custo total de R$ 180 milhões.