O candidato do PSDB, Aécio Neves, tem despontado nas pesquisas regionais do Ibope no Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Minas Gerais. E está assuntando a cúpula petista. Nestes três estados, Aécio conquistou mais que o dobro de eleitores que Dilma, com cerca de 2,5 milhões de votos, contra 1,2 milhões da candidata petista.
As pesquisas do Instituto Veritá, em Minas Gerais, e as do Ibope em Brasília e Mato Grosso do Sul, indicam que Aécio está atraindo a maioria dos eleitores de Marina Silva (PSB) e que a margem de crescimento de Dilma Roussef está sendo pequena.
Em Minas Gerais, onde a Aécio perdeu no primeiro para Dilma por 400 mil votos, a diferença agora passa dos 1,7 milhões de votos válidos em favor do tucano. E as equipes de Aécio trabalham agora para atrair os indecisos que somam mais de 9% do eleitorado, em torno de um milhão de eleitores.
Com 15,2 milhões de eleitores, o segundo maior colégio eleitoral, Minas representa 10% do eleitorado. O mesmo crescimento levou Aécio a superar Dilma no país, com 42% a 36%. A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 8 de outubro, depois de ouvir 5.165 eleitores nos 27 estados, dos quais 561 em Minas. Feita com recursos próprios, a sondagem está registrada no TSE sob o número BR-01067/2014. A margem de erro é de 1,4%. (Hoje em Dia)
Mato Grosso do Sul – No Mato Grosso do Sul, a situação não é diferente. No primeiro turno, Aécio venceu por apenas 52 mil votos de diferença de Dilma. Na pesquisa do Ibope, Aécio já conquistou mais de 440 mil votos, conquistando cerca de um milhão dos votos válidos.
O Ibope ouviu 812 eleitores em 32 municípios de 10 a 12 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Eleitoral Regional (TRE) sob o protocolo MS-00065/2014.
Distrito Federal – Em Brasília, Aécio também aumentou a diferença . No primeiro turno, a diferença entre Dilma e Aécio era de quase 5 mil votos, a favor do tucano. Agora a diferença atinge mais de 260 mil votos.
O levantamento foi encomendado pela Rede Globo. Foram ouvidos 2.002 eleitores em todo o Distrito Federal entre os dias 10 e 12 de outubro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) sob o número DF-00081/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01085/2014.
Deixe um comentário