Foz do Iguaçu registra 5.039 casos, dos quais 4.718 estão recuperados (93,6%).
Esta semana, uma equipe de estagiários e residentes, iniciou o trabalho de coleta de dados de pessoas infectadas (ativos e recuperados) com o coronavírus no município. A pesquisa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos em parceria com a Vigilância em Saúde.
A intenção é coletar dados, através de ligações, para análise de comportamento antes e depois da infecção, avaliar serviço público de combate à pandemia, além de dados socioeconômicos desse grupo, com a finalidade de traçar perfil de pessoas infectadas e fomentar políticas públicas de combate a doenças infecciosas.
“As ligações são feitas em horário comercial, de segunda a sexta-feira, por estagiários e residentes alocados na Vigilância em Saúde. Os integrantes da equipe se identificam antes da coleta de dados para que haja segurança e confiabilidade”, disse Adriana Izuka, enfermeira da Vigilância.
As perguntas tratam sobre escolaridade, renda familiar, até período de contágio, locais de trânsito e grau de isolamento praticado antes de identificar a doença. Não serão necessários números de documentos e nenhum dado pessoal será divulgado.
A coordenação, metodologia e elaboração do questionário na coleta de dados, cálculo amostral, o treinamento dos pesquisadores e demais aspectos ligados à operacionalização da pesquisa é de responsabilidade da Divisão de Estatísticas e Estudos Turísticos, da Secretaria de Turismo.
“ Isso ajuda a identificar se o comportamento das pessoas está contribuindo para a proliferação da doença”, explicou Ana Oliveira, chefe da divisão.
Deixe um comentário