Penitenciária de Foz deve entrar em funcionamento até novembro
O governador Roberto Requião afirmou nesta segunda-feira (22), durante a reunião Mãos Limpas, no Palácio das Araucárias, em Curitiba, que a penitenciária de Foz do Iguaçu deve ser inaugurada até novembro. “É uma definição preliminar de abertura desta penitenciária”, declarou Requião.
A estrutura da penitenciária de Foz do Iguaçu está pronta e seus funcionários passam pela fase final de treinamento. A obra recebeu investimentos de aproximadamente R$ 13,5 milhões e depois de inaugurada deve vai desafogar o “cadeião” da cidade. “Será um alívio para essa pressão das delegacias que estão com excesso de prisioneiros. A nova unidade abrirá 800 vagas no sistema penitenciário”, avaliou o governador.
INVESTIMENTOS – O Governo do Estado, desde 2003, investiu pesado no sistema penitenciário do Paraná. Foram cerca de R$ 91,1 milhões em obras e criação de aproximadamente 11 mil vagas. Das 24 unidades prisionais existentes no Estado, 11 foram inauguradas.
Segundo o diretor-geral da Secretaria da Justiça e da Cidadania, Luiz Carlos Giubelin, nos próximos anos o governo deve investir também na criação da Penitenciária Feminina do Oeste (Foz do Iguaçu), com 450 vagas, e no Centro de Detenção e Ressocialização de Cruzeiro do Oeste, com 800 vagas. “Essas duas obras devem ser licitadas até dezembro”, informou.
Também estão previstas a construção da Penitenciária para Jovens e Adultos de Piraquara, com 421 vagas, a Penitenciária de Regime Semi-Aberto do Norte (Londrina), com 500 vagas, a conclusão do Centro de Regime Semi-Aberto de Maringá, com 608 vagas, e a reforma das galerias da Penitenciária Central do Estado (Piraquara).
Deixe um comentário