Arquivos

Categorias

Pela reabertura total da Ponte da Amizade, paraguaios prometem manifestação por tempo indeterminado

Ciudad del Este já não aguenta, centenas de empresas entraram em inadimplência, outras quebraram e fecharam as portas, todos os dias há relatos de novos desempregados.

De acordo com o jornal La Clave, o governo nacional enviou porta vozes sem nenhum poder de decisão na última reunião de sexta-feira, 18. Nada definido, nem protocolo sanitário e muito menos data de abertura da Ponte da Amizade. Muitos tomam como uma piada a atitude dos governantes que não tem uma ideia acabada do momento em que se vive a cidade e o desespero de sua gente que se prepara para sair as ruas na manhã de terça-feira (22) em manifestação por tempo indeterminado.

A reunião feita na intenção de tratar sobre os protocolos de reabertura, foi qualificada como um fiasco, devido o que o vice-ministro de saúde, Julio Rolón, e o vice- ministro de Comercio, Pedro Mancuello, voltaram para a cidade sem nenhum poder de decisão. Apenas se limitaram a escutar dos grupos empresariais, autoridades municipais e departamentais.

A voz é unanime: abertura total do nada, não estão de acordo com a possibilidade de uma abertura parcial ou gradual, devido a que sustentam que não teria nenhum sentido, em uma fronteira onde em seu pior momento registra uma circulação diária de uns 22 mil veículos. Não se pode falar de outra coisa que não seja a abertura da fronteira, com os protocolos necessários. 

“Falar de 500 veículos por dia é um absurdo”, disse ao ser consultado pelo jornal La Clave, o empresário Jorbel Greibeler.

“Seria outro absurdo, não acredito nisso, temos que ter a fronteira aberta, todas as pessoas que entram devem fazer de meneira organizada, passar por um protocolo que vamos criar. É uma loucura dizer que somente 500 pessoas vão poder entrar no Paraguai”, disse.

Reunião

Para essa terça-feira (22), é aguardada a presença de outra delegação do governo em Ciudad del Este para se reunir com autoridades locais e departamentais. Se desconhece se já se terá o protocolo sanitário para abrir de novo a ponte. A última reunião não avançou nada a esse respeito.

Por outra parte, taxistas, mototaxistas e transporte alternativo confirmaram que irão paralisar Ciudad del Este, em uma manifestação por tempo indefinido até que se abra totalmente a fronteira. 

A mobilização tem abertamente o apoio do prefeito Miguel Prieto que deu a conhecer uma resolução para a qual fecha as portas da Prefeitura por tempo indeterminado até que se abra a Ponte da Amizade.

Mensagem Clara

Prieto disse que a mensagem é clara, assim como também a posição do governador Roberto González Vaesken, no sentido de que a cidade já não pode seguir com a fronteira fechada.

“Vamos as ruas por tempo indeterminado na terça-feira, fazemos causa comum, um pouco de empatia com o setor privado. Fomos bastante claros com os representantes do governo, há uma voz unanime”, enfatizou.

O governador disse que se chegou ao ponto onde não tem mais retorno, muita gente está passando fome.

“Ciudad del Este já não pode esperar. Celebro a atitude do governo, sua tentativa de uma abertura parcial, mas isso não serve, não vai ajudar nada. Hoje é uma abertura total ou nada”, reiterou.

Vaesken adiantou que, se o governo nacional autoriza a livre circulação sobre a Ponte da Amizade, o município vai controlar o cumprimento do protocolo sanitário ” com esse tema do protocolo, não há nenhum segredo, é uso de máscaras, distanciamento e lavagem constante de mãos”, disse.

Redação e La Clave