A Proposta de Emenda à Constituição 333 deverá entrar na pauta da próxima semana da Câmara dos Deputados. A proposta corrige o número de vereadores fixado pelo Tribunal Superior Eleitoral. O órgão determinou o total de nove vereadores nos municípios com população até 47.619 habitantes. A mudança determina nove cadeiras para comunidades com até 15 mil habitantes, elevando em 7.639 (59.514) o total de parlamentares nos municípios. Foz do Iguaçu e Ponta Grossa teriam seis cadeiras a mais cada.
A opinião pública é contra o aumento de vereadores no Brasil, pe3la falsa idéia que mais vereadores representam mais gastos.
Os gastos da câmara são por percentual da arrecadação, independente do número de vereadores, portanto a redução buscada em 2004 (de gastos) não se concretizou.
Acredito que mais vereadores significa mais representatividade, e com maior representatividade, aumenta a possibilidade de maior fiscalização do executivo.
Mais vereadores, significa uma parccela maior da sociedade representada no meio político, e torna mais difícil o executivo manipular o legislativo. Viva o projeto. Deveríamos ter 50 vereadores, com os gastos limitados a 2% do orçamento.