Do blog Democracia & Política:
As notícias não foram boas para o presidente Obama nesta semana. Seu governo não vem dedicando grande atenção à América Latina. O Brasil, especialmente, não vem sendo uma prioridade. De muitas maneiras, isso não surpreende.
Obama não tem experiência direta na região, e tampouco se interessa muito pelas preocupações latino-americanas. Sua atitude reflete, de muitas maneiras, a velha política norte-americana de "business as usual".
Os círculos que comandam a política externa brasileira não se preocupam muito com essa indiferença, porque acreditam que ofereça ao Brasil o espaço para desenvolver iniciativas próprias. É certo que Washington ocasionalmente se irrita com o Brasil, especialmente no caso de Honduras [onde houve golpe militar da direita, apoiado pelos EUA], e que Obama tem muitos outros problemas a resolver.
Mas o acordo com o Irã do presidente Mahmoud Ahmadinejad, intermediado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, é coisa completamente diferente, e coloca as atividades diplomáticas brasileiras em posição de destaque em meio à contenciosa e perigosa questão das ambições nucleares iranianas, um tema que interessa muito a Washington [que pretende um dia controlar o petróleo iraniano]. (Leia mais)
Deixe um comentário