Arquivos

Categorias

Paulo Roberto Costa é preso novamente

1106-paulo-roberto-costa

O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa foi preso novamente nesta quarta-feira no Rio de Janeiro. A prisão foi determinada pelo juiz federal Sérgio Moro, a pedido do MPF, com base em provas de que Costa possui milhões de dólares ocultos no exterior. Essas informações foram obtidas mediante cooperação internacional entre o MPF e o Ministério Público da Suíça. As informações são da Gazeta do Povo.

A prisão foi fundamentada na acusação de que havia risco de fuga. Costa escondeu da polícia que tinha um passaporte português e contas na Suíça com saldo de US$ 23 milhões. Ele havia sido solto pelo ministro Teori Zavascki após passar 59 dias na prisão no âmbito da Operação Lava Jato. A Suíça bloqueou os US$ 23 mi do ex-diretor da Petrobras.

O ex-diretor já havia sido preso em março pela PF, sob acusação de tentar ocultar provas. Em entrevista à Folha de S.Paulo, feita no dia 30 de maio, Costa negou que tivesse contas no exterior. As contas atribuídas a Costa e a seus familiares estavam em nome de empresas estrangeiras sediadas em paraísos fiscais, um recurso usado para dificultar que as autoridades encontrem e sequestrem os valores.

Costa chegou na tarde desta quarta-feira na sede da Polícia Federal, na zona portuária do Rio, acompanhado de três advogados, que não falaram com a imprensa. Ele será conduzido a Curitiba, mas ainda não há confirmação do horário ou se a transferência será com avião da corporação.