O Brasil entregará passaportes a cachorros e gatos para que possam viajar com seus donos por países membros do Mercosul sem necessidade de trâmites rigorosos, informou na terça-feira (25) o Ministério da Agricultura.
“A vantagem desse documento é que reúne todas as informações zoosanitárias necessárias para a entrada e saída dos países do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, e claro, Brasil”, disse o Ministério em comunicado.
Com esse passaporte, o dono do mascote poderá entrar e sair do Brasil em um período de 60 dias, sem realizar maiores trâmites.
O documento também garante uma agilidade maior nos embarques e desembarques de passageiros, evitando transtornos em conexões e reduzindo consideravelmente o tempo de liberação do animal, que atualmente é de cerca de 40 minutos, detalhou o Ministério.
Para obtê-lo, além de ter as vacinas e certificados em dia, o animal precisa ter instalado um microchip, método já utilizado na União Europeia, o qual funciona como um documento de identidade e cujos dados serão corroborados por uma máquina de leitura digital.
O proprietário do animal que não deseje o documento pode continuar usando a forma convencional, ou seja, reunindo certificados necessários sempre que tenha que levá-lo para fora do país.
Os passaportes já começaram a ser emitidos pelo Ministério e podem ser solicitados nas superintendências de cada região. Mais informações estão disponíveis no site Ministério.
da Folha Online
Deixe um comentário