Arquivos

Categorias

Parque das Aves fecha de novo para visitação

O Parque das Aves fechou novamente. A decisão concerne com a condição da situação epidemiológica de Foz do Iguaçu. Foz e as cidades da região tiveram aumento no número de casos de Covid-19. A vigilância epidemiológica confirmou no domingo, 21, que haviam 454 contaminados, 64,5% a mais em relação à semana anterior. Várias cidades do Paraná e da região também tiveram um drástico no número de casos.

A diretora geral do Parque das Aves, Carmel Croukamp, disse que a decisão da reabertura foi sob o acompanhamento epidemiológico da cidade, região e estado. “Em cima da nossa leitura atual, não é o momento para permanecermos abertos”.

Embora o parque, disse a diretora, oferecesse passeio seguro, visitantes e colaboradores eram muitas vezes expostos, tendo que deixar seus filhos com outras pessoas, gerando riscos.

“Os quase 100 funcionários e as mais de 1300 aves no local, são uma prioridade da instituição, que desde o começo teve protocolos de segurança sanitária rígidas e executadas com muita cautela, mesmo quando o parque ainda não estava aberto para visitação, pois o trabalho de resgate, abrigo, conservação e cuidado com as aves nunca pode parar.”, disse Carmel Croukamp.

Aumento dos casos
Com números de contágio baixos e leitos de UTI com pequena ocupação, a prefeitura foi aos poucos liberando o funcionamento das atividades econômicas, culminando com a abertura dos atrativos turísticos no dia 10 de junho, aniversário de Foz do Iguaçu.

Carmel Croukamp comenta que a situação na reabertura era outra “Quando o Parque das Aves reabriu suas portas para a visitação, a situação epidemiológica em Foz do Iguaçu e no Paraná era muito diferente. E por isso nos juntamos aos outros atrativos para oferecer à população local um alento neste momento tão difícil”.

Por alguns meses, Foz do Iguaçu e o Paraná mantiveram números baixos de contaminados e ocupação de leitos em UTI. Mas a situação mudou de forma repentina.

Desse modo, o Parque das Aves avaliará a data de uma possível reabertura de acordo com os dados epidemiológicos, no momento em que se sentir confortável com a diminuição no número de casos, e avaliando as condições de vida e bem-estar de seus colaboradores.