Arquivos

Categorias

Paranhos reforça segurança de Cascavel com entrega de novas viaturas, nova central de videomonitoramento e mais 73 guardas municipais

O prefeito Leonaldo Paranhos entregou na terça-feira, 27, a nova central de videomonitoramento que conta com 26 câmeras instaladas em pontos estratégicos de Cascavel. A central ajuda no combate ao crime e casos de furtos, acidentes, tráfico e uso de drogas são flagrados pelos agentes que monitoram as câmeras e acionam a Guarda Municipal e a Polícia Militar.

“Temos um Plano Municipal de Segurança Pública que vai desde o monitoramento dentro das escolas, implantação dos DIS (Dispositivos Inteligentes de Segurança), fizemos convênio com Estado para as câmeras que fazem a captação de imagens de veículos roubados, temos ainda a implantação efetiva da Guarda Municipal em fevereiro de 2017, compra de equipamentos,  armas, implantação da Força Rural, Patrulha Ambiental e da Patrulha Maria da Penha”, disse o prefeito Paranhos na entrega da nova central.

Paranhos entregou ainda 22 veículos, incluindo oito motos, módulos móveis que vão fazer o patrulhamento das regiões classificadas pelas polícias Militar e Civil, como mais vulneráveis, com picos de roubos e delitos. E também entregou, cinco Dusters e duas L-200 que vão ser colocados à disposição da segurança na área rural, num investimento total de cerca de R$3,75 milhões pelo Governo Municipal em segurança.

Integração – O prefeito destacou a importância da integração entre as Guardas Municipal e Patrimonial na preservação do patrimônio público, bem como as parcerias com Exército e as Polícias Militar e Civil “que garantem qualidade de vida com ações cívico sociais e de combate a violência”. Na mesma ocasião, subcomandante do 6º BPM, Cícero Tenório, e Paranhos anunciaram o início de mais um curso para a formação da segunda turma de 73 guardas municipais já a partir de dezembro.

A secretária municipal Política Sobre Drogas e Proteção à Comunidade, Rosely Vascelai afirmou que a determinação do prefeito é otimizar e aplicar os recursos destinados ao setor com responsabilidade. “Há uma grande expectativa e também uma grande responsabilidade sobre a Guarda Municipal e Guarda Patrimonial. E é preciso destacar o empenho de todos para que os bons resultados que podemos apresentar fossem alcançados”, disse.

O comandante da Guarda Municipal, coronel Avelino José Novakoski, destacou os investimentos de Paranhos na segurança pública. “As viaturas modulares ficarão em uma base fixa, nos quatro setores que cidade foi dividida: norte, sul, leste e oeste. E, ao mesmo tempo que teremos estas bases, duas motocicletas e estarão fazendo um trabalho de patrulhamento naquela região, interagindo com a comunidade e fazendo com que se gere a sensação de segurança, no sentido de prevenir e evitar ocorrências desagradáveis”, detalhou.

Apoio – Todos estes investimentos foram destacados pelo presidente do Sindicato Rural Patronal de Cascavel, Paulo Orso. De acordo com ele, a zona rural do município nunca havia recebido tanta atenção e investimentos não apenas na infraestrutura, mas também na segurança. “Sou admirador desta administração, um dos poucos municípios do Paraná que tem a integração da Polícia Militar e Guarda Municipal agindo em prol da segurança do homem do campo. Este governo está fazendo em dois anos o que outros não fizeram em muitos anos”, resumiu.

O capitão Cícero Tenório, da Polícia Militar, reafirmou a importância do trabalho de prevenção para garantir a segurança da população. “Fazer segurança pública é algo que requer muita responsabilidade e investimentos, em material, logística e pessoal, porque não tem como fazer segurança sem pessoal e a parceria existente entre a Polícia Militar e o Município de Cascavel tem garantido dias e noites mais tranquilas para população”.

Durante a solenidade foram apresentados os novos equipamentos da Patrulha Ambiental. “A Patrulha Ambiental vai cuidar do ‘Território Verde’, que compreende a área do Zoológico Municipal, áreas de nascentes, de preservação ambiental e o entorno do Lago Municipal, porque muitas pessoas, jogam entulho e dejetos nestes locais e isso é crime. Além do monitoramento que a Patrulha Ambiental vai fazer, vamos colocar câmeras com sensor de movimento em todo o parque para monitorar os animais silvestres e garantir segurança de todos”, completou o prefeito Paranhos.