Arquivos

Categorias

PARANAENSES ABANDONADAS NA CHINA ESTÃO EM FOZ

Por Abilene Rodrigues em A Gazeta do Iguaçu:

Depois de quase sete anos de muito sofrimento em Taiwan (República da China), a iguaçuense Santina Pelentir Lu e a filha Ana Jéssica, de seis anos (foto), tiveram um final feliz. Elas desembarcaram na cidade na terça-feira. Ontem elas foram recebidas na prefeitura de Foz do Iguaçu. Mãe e filha chegaram ao Brasil com ajuda do Ministério das Relações Exteriores e da Secretaria Municipal de Assuntos Internacionais.

Durante a recepção, Santina disse estar feliz e pronta para recomeçar a vida em Foz. Ela pretende voltar a estudar e trabalhar. Porém, ainda não sabe quanto tempo levará para que esses sonhos tornem-se realidade, pois depende da socialização da filha com o país e com a família. "Minha filha não fala português e nunca esteve no Brasil. Preciso que ela esteja bem antes d’eu voltar a trabalhar", disse.

Mesmo sabendo das dificuldades da readaptação, e embora tenha deixado o filho Brian, de 11 anos, na China, Santina está otimista e tranquila. "Meu marido era rude comigo, mas sempre tratou bem o filho. Ele quis ficar e estou feliz por ele e por mim", relatou.

Foto: Roger Meireles