O Presidente do Fórum Paranaense de Promoção da Igualdade Racial, Saul Dorval da Silva, está cotado para assumir a pasta da Igualdade Racial de um eventual governo Temer. O convite teria partido da cúpula ligado ao Vice Presidente. Dorval é uns dos fundadores do PMDB Afro, também é vice-presidente nacional do PMDB Afro atualmente, Presidente do PMDB Afro do Paraná, e é aliado no Paraná do vice-presidente da República, no qual acompanha Temer desde 2007. A sua escolha seria em função de vir também do Movimento Negro social e das ações afirmativas que criou no Estado, como o sistema de cotas dentro do serviço público, o SOS Racismo , programa Casa da Família para os Afrodescendentes, Semana Afro Brasileira, o dia 20 de Novembro dada Comemorativa no Estado e ajudou a criar o feriado dia DA CONSCIÊNCIA Negra em Curitiba, feriado esse que está sobre judice, além de presidir o Conselho Municipal de Políticas Étnico Racial de Curitiba.
A falta de ações práticas, segundo o dirigente, pode ser comprovada pelo último relatório da ONU, que cita explicitamente “um fracasso em lidar com a discriminação enraizada, exclusão e pobreza enfrentadas por essas comunidades”. “Dois destes dados são alarmantes: 70% da população que vive na extrema pobreza é formada por afrodescendentes e os negros têm salários 2,5 vezes menor”, cita.
Para ele, a explicação é simples: racismo. “Os discursos sobre igualdade no Brasil costumam negar o racismo e ignorar os números. Não adianta ficar apenas em campanhas de conscientização. Elas são importantes, mas não bastam. É preciso programas de governo que possam tirar, de fato, os jovens negros da situação de risco e de miséria”, conclui Saul Dorval.
Seria uma boa escolha para representar a nossa raça. Conte comigo. Tenho o celular pessoal do vice-presidente Temer de imediato passarei uma mensagem apoiando essa indicação. Abs Joao Feio