A produção de trigo no Paraná poderá atingir 3,5 milhões de toneladas neste ano, o dobro da colheita anterior, que chegou a 1,8 milhão de toneladas. A área plantada deve alcançar 1,2 milhão de hectares, um aumento de cerca de 20% em relação ao ano passado. Em 2013, a cultura do trigo alcançou 987 mil hectares, um aumento de 27% sobre o plantio anterior. Neste ano, a região Oeste deve apresentar o maior aumento na área plantada, chegando a 40% de crescimento. Nas demais regiões também haverá migração para a cultura, embora em menor proporção.
O engenheiro agrônomo Carlos Hugo Godinho explica que a cultura está mais rentável que nas últimas safras. “Ano passado muitos agricultores fizeram plantio de milho fora de época. Mesmo com queda na produtividade o preço valia o risco. Este ano a triticultura ganha espaço devido à queda de preço do milho”, afirma.
A saca de 60 quilos de trigo foi cotada em R$ 41,41 em fevereiro, média de preço que deve ser mantida. O preço é 5% maior que o praticado no mesmo período de 2013 e 26% acima da média dos últimos três anos no Estado. O valor mensal recebido pelo produtor fica em média 30% acima do custo variável de produção.
Deixe um comentário