Estamos na semana de comemoração dos 156 anos de emancipação do Paraná, concretizada em 19 de dezembro de 1853 com a instalação do primeiro governo após a criação da província, por lei imperial de 29 de agosto do mesmo ano. Mas, por ter alcançado autonomia tardia em relação a outras regiões, o Paraná enfrenta desafios típicos – entre eles a integração macro-regional necessária para consolidar identidade própria e, por decorrência, maior presença federativa.
Com boa dotação de recursos naturais, as realizações do povo paranaense são impressionantes em termos de avanço para a modernidade: novas empresas e processos produtivos, cultura regional pro-ativa, destaque no comércio exterior. Nos indicadores estritamente econômicos o Paraná figura sempre entre os primeiros lugares dentro da Federação: um dos cinco maiores agregados segundo a medição do PIB, quinto potencial de consumo, quarto maior exportador, segundo maior produtor de grãos do país e por aí vai. Dispondo de apenas 2,3% do território nacional o Paraná produz mais de 6% das riquezas do Brasil.
Trecho de artigo do jornalista e presidente da Associação Paranaense de Imprensa, Rafael de Lala, que pode ser lido na íntegra clicando AQUI
Deixe um comentário