Katna Baran informa ainda que no Paraná, 38 das 121 câmaras municipais que poderiam modificar a Lei Orgânica, aumentando o número de vereadores, já agiram dessa forma, o que representa 134 cadeiras a mais em todo o estado.
Segundo o estudo da Confederação Nacional dos Municípios, outras 31 casas legislativas pretendem alterar a norma.
O município de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, é um dos que mais ganhará cadeiras no estado, de 14 para 21. Segundo o presidente da câmara, vereador Assis Manoel Pereira (PSDB), a mudança foi necessária. “É uma cidade que cresceu muito nos últimos tempos e, aumentando o número de vereadores, aumentará a representatividade”, afirma.
Pereira garante que a Casa irá readequar a estrutura existente para receber os novos parlamentares. “Vamos redistribuir os funcionários e usar a estrutura que já temos para não gastar mais”, diz. O presidente afirma que apenas um terço do dinheiro recebido da prefeitura é usado pela casa e o restante retorna ao município.
Mas a devolução não é feita pela maioria das câmaras. “Esse é um critério interno, não podemos interferir”, diz Helton Maia (PP), vereador em Moreira Sales e presidente da Associação de Câmaras e Vereadores do Paraná.
Deixe um comentário