A Universidade de São Paulo (USP) foi considerada a melhor da América Latina de acordo com ranking divulgado nesta quarta-feira (13) pelo QS, empresa britânica responsável por uma das principais classificações universitárias do mundo, a Top Universities.
Na lista das dez primeiras há mais duas brasileiras, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No total do levantamento, o Brasil tem 65 universidades entre as 250 melhores da região.
Entre as paranaenses, a mais bem colocada é a Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 43º lugar. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) conquistaram o 69º e o 89º lugar, respectivamente. Em 96ª lugar está Pontificia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), única instituição privada do Paraná entre as 100 melhores.
As universidades foram escolhidas de acordo com sete critérios, entre eles pesquisa, empregabilidade dos graduados, recursos de ensino e presença online. Esta é a segunda vez que a QS publica um ranking só da América Latina.
De acordo com os organizadores, nove entre as dez universidades latinas com mais trabalhos acadêmicos por docentes e com maiores proporções de professores com doutorado são brasileiras.
De acordo com a QS, depois do Brasil, os países com mais instituições na lista são México (46), Colômbia (34), Chile (30), Argentina (26), Peru (10), Equador (6), Venezuela (6), Cuba (5), Uruguai (4), Costa Rica (3), Paraguai (3), República Dominicana ( 3) Bolívia (2) El Salvador (2) Panamá (2) Guatemala (1) Nicarágua (1) e Porto Rico (1).
Com informações da Gazeta do Povo
Deixe um comentário