De acordo com uma avaliação do MDS, o Paraná tem 30% dos melhores CRAS entre todos os estados brasileiros. São 34 unidades com nota 10, número equivalente a um terço dos 122 centros que obtiveram a mesma pontuação no País. Dos 547 CRAS existentes no Paraná, 350 unidades tiveram indicativo superior, com nota entre 8 a 10, segundo o Índice de Desenvolvimento dos CRAS, divulgado no início do mês de julho com base em dados do ano passado. No levantamento anterior, o Paraná aparecia com 14 CRAS entre os melhores do País.
Para a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, a evolução se deve ao assessoramento intenso realizado por técnicos do Estado nos municípios para a implantação dos Planos de Providências e de outras ações e estratégias para melhorar os índices de assistência social no Estado. Fernanda Richa informa que desde 2011 o governo estadual investiu mais de R$ 5 milhões na inauguração e construção de novos CRAS.
O Índice de Desenvolvimento dos CRAS é resultado da avaliação dos dados do Censo do Sistema Único de Assistência Social, realizado ao longo de 2012. O levantamento é feito anualmente pelo MDS desde 2007. O trabalho mapeia o Suas e avalia informações sobre quantidade, serviços e atividades prestados nos equipamentos de assistência existentes no País e o perfil dos trabalhadores da área. Além disso, afere a estrutura e atuação dos conselhos estaduais e municipais de Assistência Social, e a gestão do sistema nos estados e municípios.
Deixe um comentário