O governador Beto Richa disse ontem, ao participar das festividades pelos 319 anos de Curitiba, que a intenção do governo estadual é alcançar no Paraná resultados de redução de pobreza semelhantes aos registrados pela capital. Indicadores registrados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam redução de 65% na miséria na capital paranaense em cinco anos.
O pronunciamento do governador foi feito, no Parque Barigui, onde a prefeitura ofereceu atividades recreativas e esportivas para a população. “Os avanços registrados em Curitiba são resultado de um esforço para reduzir o percentual da população em condição de extrema pobreza. Temos o objetivo de melhorar esses indicadores em todo o Paraná” disse ele.
Richa, que estava acompanhado do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, lembrou que no início de março o Estado lançou o programa Família Paranaense, que tem a intenção de reduzir o grau de vulnerabilidade social de 100 mil famílias de cerca de 300 municípios até 2014. “É uma ação de governo que irá permitir o acesso a serviços públicos de qualidade, inclusão social e, principalmente, capacitação profissional dos paranaenses mais carentes”, disse.
O governador destacou as parcerias com a prefeitura de Curitiba e enumerou obras que serão entregues e anunciadas esta semana, no valor de R$ 30 milhões, como a inauguração do Hospital do Idoso e intervenções em seis avenidas da capital. “Temos uma boa relação com o prefeito, o que possibilita importantes investimentos na cidade. É um pacote de obras que irão melhorar a qualidade de vida dos curitibanos”, disse.
De acordo com o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, os indicadores apontam que a cidade está na liderança nacional no acesso das famílias à educação e ao mercado de trabalho. “Nossos indicadores sociais são resultado de muitos avanços em todas as áreas e de grandes obras. Foram conquistas de 25 anos registradas em cinco”, disse o prefeito. Ele agradeceu a parceria com o governo estadual, que viabilizou um grande pacote de obras viárias na cidade.
FAMÍLIA PARANAENSE – O programa intersetorial, que será coordenado pela Secretaria da Família, envolve 17 áreas do Governo do Estado, que vão atuar em ações planejadas, atendendo a necessidade de cada família e as peculiaridades do município que o receberá. Elas podem permanecer por dois anos no programa.
O programa Família Paranaense trabalhará com seis eixos principais: Assistência Social, Habitação, Educação, Saúde, Agricultura e Trabalho. Entre as ações previstas estão a construção de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), unidades habitacionais e unidades de saúde, além da oferta de cursos profissionalizantes.
COMEMORAÇÕES – Durante o evento, o governador, o prefeito e a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, distribuíram pedaços de um bolo de 500 quilos para a população. Cerca de 50 mil pessoas compareceram ao parque para acompanhar as diversas atividades culturais, educativas, recreativas e esportivas oferecidas. “Curitiba é uma bela cidade, que orgulha e é exemplo para todo o Brasil”, afirmou Richa.
Houve apresentação dos grupos Confraria da Costa, folclórico ítalo-brasileiro e das bandas Carenagem, Lenda Zero, Jazz Cigano, Raul Aguilera e Dante Pippi e Roda de Choro do Conservatório de MPB. Para as crianças, cama elástica, oficinas e brinquedos infláveis.
A massa de pão-de-ló do bolo gigante foi produzido pelo 12º ano consecutivo pelo Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Paraná, em parceria com o Moinhos Anaconda. Uma equipe de 20 pessoas trabalhou para fazer o bolo.
Essa conversa é velha, se preocupado ele nem está com o noroeste do Parana, logo ele vai ajudar os pobres politicos.