Arquivos

Categorias

Paraná perde fábrica para Minas Gerais

Por Mirian Gasparin:

Na guerra fiscal entre Paraná e Minas Gerais, os mineiros acabaram levando vantagem e a Companhia Providência, que tem sua sede no Paraná, mais precisamente em São José dos Pinhais, há 48 anos, anunciou na manhã desta quinta-feira (14) que optou pelo município de Pouso Alegre, em Minas Gerais, para a construção da sua terceira planta no Brasil, onde já tinha uma fábrica.

A Companhia Providência, que é líder na fabricação e comercialização de nãotecidos no Brasil vai investir na nova unidade US$ 60 milhões, ou o equivalente hoje a R$ 95 milhões.

Com a nova fábrica, a indústria adicionará 20 mil toneladas por ano em sua produção que totalizará 120 mil toneladas anuais, e vai abrir 92 novos postos de trabalho.

Para se instalar em Minas Gerais, a Providência fechou alguns acordos com o governo mineiro. A empresa terá redução na alíquota do ICMS para 2% e ainda ganhou isenções fiscais municipais. No Paraná, a empresa paga hoje 12% de ICMS.

Em novembro do ano passado eu conversei com a diretora de Relações com Investidores da Providência, Gizele Rigoni, e na ocasião ela me disse que a nova fábrica só ficaria no Paraná caso houvesse uma negociação com o governo de Beto Richa, na questão dos incentivos fiscais, o que parece que não aconteceu.

Já o presidente da Providência, Hermínio de Freitas, disse que a escolha porPouso Alegre foi uma questão de logística e que poderá contar com mão deobra local de qualidade.