A Secretaria de Infraestrutura do Paraná cadastrou no Ministério das Cidades o projeto Trem Pé-vermelho para receber recursos do PAC 2. A linha férrea prevê interligar 13 cidades na região de Londrina e Maringá. A proposta foi homologada na modalidade “Médias Cidades” e o custo estimado do investimento, no regime de parceria público privada, é de R$ 671,8 milhões.
O Trem Pé-vermelho será um trem regional de passageiros, com função de ligar, via ferrovia, o eixo Ibiporã-Paiçandu, como alternativa de transporte público da região. A ferrovia terá 150 Km e poderá transportar 13,2 milhões de passageiros no primeiro ano. O conjunto das cidades envolvidas tem 1,75 milhão de habitantes.
Pesquisa aponta que mais de 60% dos passageiros de ônibus e 43% dos viajantes de automóvel que transitam diariamente entre Ibiporã e Paiçandu aceitariam trocar o transporte atual pelos trilhos. Uma das possibilidades é que o trem a ser implantado seja o VLT (veículo leve sobre trilhos), que trafega entre 80 e 100 quilômetros por hora e viajaria em uma linha única.
Se tivessemos um trem ja funcionando de londrina a maringa,diminuiria bem o movimento da estrada ai sim iriamos mostrar a estes cobradores de pedagio o quanto esta nos surrupiando isto e uma vergonha.
Essa pesquisa deve ser melhor analisada, o ônibus demora 1 hora para percorrer o trecho Londrina Maringá, de trem com paradas não será inferior a 3:00hs, isso se reformarem a via permanente e permitir somente o uso de passageiro, porque se compartilhar com cargas o tempo aumenta, não podemos esquecer que se a velocidade for de na faixa de máximo 100kh teremos de cercar e murar toda a ferrovia para a não invasão de pessoas e animais, colocar cancelas nas passagens de nível, remover as favelas a beira da linha, alguém se habilita a usar todo dia esse trecho? Passeio turístico é outra coisa. Atenção o falado trem-bala Campinas Rio, teve seu preço inicial mais que dobrado porque lembraram que não pode trafegar em nível nas áreas urbanas pelo hábito do brasileiro atirar pedras no trem, a 300kh o impacto é destruidor.
Qual onibus sr. Rubens que faz em uma hora londrina x maringa ? Decuma hora e meia a duas e o preçi da passagem ? … Acredito que o trem seria uma boa.