Arquivos

Categorias

Paraná pede inclusão do Trem Pé-Vermelho no PAC 2

A Secretaria de Infraestrutura do Paraná cadastrou no Ministério das Cidades o projeto Trem Pé-vermelho para receber recursos do PAC 2. A linha férrea prevê interligar 13 cidades na região de Londrina e Maringá. A proposta foi homologada na modalidade “Médias Cidades” e o custo estimado do investimento, no regime de parceria público privada, é de R$ 671,8 milhões.

O Trem Pé-vermelho será um trem regional de passageiros, com função de ligar, via ferrovia, o eixo Ibiporã-Paiçandu, como alternativa de transporte público da região. A ferrovia terá 150 Km e poderá transportar 13,2 milhões de passageiros no primeiro ano. O conjunto das cidades envolvidas tem 1,75 milhão de habitantes.

Pesquisa aponta que mais de 60% dos passageiros de ônibus e 43% dos viajantes de automóvel que transitam diariamente entre Ibiporã e Paiçandu aceitariam trocar o transporte atual pelos trilhos. Uma das possibilidades é que o trem a ser implantado seja o VLT (veículo leve sobre trilhos), que trafega entre 80 e 100 quilômetros por hora e viajaria em uma linha única.