O secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, lançou nesta segunda-feira, 15, o plano estadual de prevenção e combate à infecções hospitalares. O Paraná é o primeiro estado do País a ter um plano de ação bianual com o objetivo de reduzir a ocorrência de infecções em hospitais e serviços de saúde. “A infecção hospitalar é algo muito sério. O plano estadual vai intensificar ações de vigilância e controle para tentar reduzir ou até eliminá-la nos serviços de saúde do Paraná”, disse Michele Caputo Neto.
Como primeira ação do plano, foi assinada uma carta de intenções entre o Estado e a Associação Paranaense de Controle de Infecção Hospitalar. A parceria tem como foco hospitais e estabelecimentos de assistência à saúde e visa criar maneiras de levar conhecimento acerca do assunto a todos os profissionais.
“Este documento cria um comprometimento do Estado em organizar um plano estadual de controle de infecções e ajudar que isso seja divulgado para que todos os profissionais de saúde possam tomar suas ações de forma coordenada. Assim, juntos, vamos conseguir diminuir a incidência de infecções e a resistência microbiana”, disse Viviane Dias, presidente da associação
Estima-se que, todos os anos, cerca de 1 milhão de pessoas no mundo sejam afetadas por infecções hospitalares, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. A higienização das mãos é uma ação simples que ajuda a diminuir estes números. “É muito importante trabalharmos a educação permanente. Gestos simples, como o ato de lavar as mãos, podem salvar muitas vidas”, afirmou Caputo Neto.
Deixe um comentário