Arquivos

Categorias

Paraná já imunizou 76,5 mil pessoas contra a Covid-19

O Paraná vacinou 76.517 pessoas contra a Covid-19 até as 17h desta terça-feira (26). A quantia representa 34,8% das 219.271 doses distribuídas pelo Governo do Estado até o momento. A conta leva em consideração as 132.771 doses da Coronavac que chegaram na segunda-feira (18) – aproximadamente a metade do primeiro lote 265.600 aplicações – e as 86.500 desenvolvidas pela Universidade de Oxford em parceria com o Laboratório AstraZeneca que desembarcaram em Curitiba no sábado (23). A aplicação é feita pelos municípios.  

A terceira remessa com 39.600 doses, também da Coronavac, ainda está passando por ajustes técnicos no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e começará a chegar nas 22 Regionais de Saúde nesta quarta-feira (27). As vacinas desembarcaram na segunda-feira (25) no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

O balanço foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde a partir de um levantamento interno realizado com as regionais e os respectivos municípios. Apenas a 1ª Regional, que responde pelo Litoral, não atualizou os dados até as 17h.

Nos próximos dias ele será disponibilizado no sistema integrado do Ministério da Saúde, que ainda está indisponível, o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). O DataSUS, sistema macro no qual está o SI-PNI, desenvolveu um módulo especial para receber os dados de todos os estados e que contempla informações como registro de vacinados, público-alvo, origem e lote de vacinas.

As Regionais de Saúde que mais imunizaram em números absolutos foram Curitiba e Região Metropolitana (2ª RS), com 9.242 pessoas; Maringá (15ª RS), com 8.249; Londrina (17ª RS), com 7.235; Cascavel (10ª RS), com 6.126; Guarapuava (5ª RS), com 4.758; Ponta Grossa (3ª RS), com 4.175; e Jacarezinho (19ª RS), com 3.479.

PROPORCIONAL – Proporcionalmente à quantidade de doses, os destaques foram Telêmaco Borba ((21ª RS), Jacarezinho (19ªRS) e Cornélio Procópio (18ª RS), todas com 60% ou mais de aplicação. Os dois núcleos mais populosos (Curitiba/RMC e Londrina) obtiveram taxas de 13% e 31% respectivamente.

LOGÍSTICA – O Governo do Estado montou uma verdadeira força-tarefa para a logística de distribuição das primeiras vacinas, que incluiu aeronaves e uma frota de caminhões. O Paraná recebeu do Ministério da Saúde 265.600 doses da Coronavac na segunda-feira (18), vindas do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

As primeiras 132.771 doses (metade do lote) saíram do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) na terça-feira (19) de manhã. Elas foram entregues a Curitiba, pelas 8 horas, e às 9 horas aviões decolaram do Aeroporto do Bacacheri levando cerca de 80 mil frascos para o Interior. Outras regionais que ficam perto da Capital foram atendidas por via terrestre. Elas chegaram a todas as regionais em 27 horas.

Na quarta-feira (20), pouco depois das 15 horas, todos os municípios haviam retirado as suas cargas e a maioria iniciou a vacinação no mesmo dia, de maneira simbólica ou definitiva. Na quinta-feira (21), às 14h30, todos os municípios já haviam começado as suas campanhas.

O outro lote será encaminhado para aplicação da segunda dose em três semanas. O armazenamento está sendo feito no Cemepar, que conta com ampla estrutura de freezers e câmaras frias, além de questões de segurança.

Rotina repetida, mas com ainda mais agilidade, a partir do sábado passado com a chegada do material da AstraZeneca. As Regionais de Saúde receberam os imunizantes em menos de 8 horas.