O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta terça-feira (29) da homenagem do Governo do Paraná às escolas estaduais que alcançaram as melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2017. Ratinho Junior afirmou que o Paraná pode ser o estado mais moderno do Brasil e que isso depende, também, do bom desempenho da educação.
Ele afirmou que o avanço no Ideb retrata a melhoria do ensino e aprendizagem, tem repercussão na comunidade e impacta, inclusive, no desenvolvimento econômico e social do Estado. O crescimento do Paraná e do Brasil, afirmou, está ligado ao desempenho da educação. Em todo o Estado, 106 escolas foram homenageadas pelo desempenho no Ideb. Neste encontro em Curitiba foram 45.
A entrega das placas aconteceu durante a abertura da terceira etapa do Seminário Aprendizagem em Foco 2019, promovido pela Secretaria de Estado da Educação. As escolas homenageadas pertencem a 15 Núcleos Regionais da Educação. Foram destacadas as melhores nas categorias ensino fundamental e ensino médio e as que apresentaram maior avanço no índice.
PLANEJAR – Para o secretário de Estado da Educação, Renato Feder, é preciso conhecer o patamar em que a educação do Paraná se encontra para, então, planejar onde deverá chegar. Para isso, o Governo do Paraná vai criar uma prova diagnóstico, com a intenção de avaliar o desenvolvimento educacional.
“É uma avaliação da escola, para que o diretor e o quadro de pedagogos possam saber o que os estudantes estão aprendendo e quais são as dificuldades”, explicou Feder. Em março as escolas do Paraná devem receber as primeiras avaliações. A partir disso, os professores terão uma visão geral sobre quais habilidades a escola deve focar.
MELHORAR CONDIÇÕES – O governador Ratinho Junior também ressaltou projetos que estão sendo estruturados pelo Governo do Estado e que devem ajudar a melhorar as condições de aprendizagem.
“Vamos começar oferecendo segurança pública para as escolas. Em fevereiro, lançaremos o projeto Escola Segura, trazendo policiais da reserva da Polícia Militar para ficar na porta das unidades. Os profissionais vão nos ajudar a cuidar dos alunos e também dos professores”, explicou o governador.
Ratinho Junior mencionou outras duas medidas que estão em fase de implementação: o de reforço na alimentação dos estudantes e o de intercâmbio de professores e alunos, que dará oportunidade para conhecerem outros países.
HOMENAGEADAS – A Escola Estadual Ângelo Trevisan, de Curitiba, foi destaque principal entre as instituições de Ensino Fundamental. A diretora Célia Regina Guernieri destacou o trabalho coletivo no bom desempenho da instituição. “Quando a equipe está comprometida com a família, isso reflete diretamente no aprendizado do aluno”, disse ela.
O Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola da Lapa, na Região metropolitana de Curitiba, teve a melhor nota em relação às instituições do ensino médio. “Somos um colégio agrícola que funciona em tempo integral. Além de estrutura física, o comprometimento dos professores faz a diferença no desenvolvimento educacional”, afirmou o diretor Eros Berg Ferreira.
A unidade com o maior avanço no Ideb foi o Colégio Estadual Doutor Afonso de Camargo, de Rio Azul, no Centro-Sul do Paraná. O colégio conquistou avanço de 2,6 pontos, entre os anos de 2015 e 2017. “O primeiro passo foi entendermos as razões pelas quais a nota estava baixa. A partir disso, estabelecemos diretrizes para melhorar e, consequentemente, a nota aumentar”, contou a diretora Gisele Machado.
CEARÁ – A vice-governadora do Ceará, Isolda Cela, que é mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública, proferiu palestra sobre a importância da liderança dos diretores nas escolas estaduais. “A atuação do diretor tem impacto direto na qualidade de ensino dos alunos, considerando que o bom profissional fará a gestão de pessoas e de processos na escola com esse foco, que é a missão institucional dos colégios”, disse ela.
PRESENÇAS – Participaram da solenidade o chefe da Casa Civil, Guto Silva; os deputados estaduais Hussein Bakri, Claudio Palozi, Alexandre Amaro e Elcio Jaime; o diretor da Fundepar, José Maria Ferreira; o chefe de gabinete do governador, Daniel Rocha; e a diretora-presidente do Teatro Guaíra, Mônica Rischbieter.
Deixe um comentário