No fim desta semana , uma comitiva paranaense embarca para a China em missão oficial para conhecer experiências de tecnologia em segurança pública e soluções para cidades inteligentes. A viagem marca mais um passo importante na busca de inovação e melhoria da qualidade de vida dos paranaenses, em uma ação conjunta entre o Governo do Estado e municípios.
O convite para essa missão foi feito ainda em dezembro de 2024, ocasião em que diversos secretários de Justiça de outros estados participaram da iniciativa. Naquele momento, o Paraná optou por não integrar a comitiva, priorizando outras agendas locais. Agora, em uma segunda data organizada, o Estado decidiu participar ativamente e também estendeu o convite a prefeitos paranaenses — alguns dos quais estarão presentes, enquanto outros indicaram representantes de suas administrações.
A missão técnica inclui visitas às mesmas instituições e centros de tecnologia que já receberam secretários de outros estados, com foco em plataformas de videomonitoramento, inteligência artificial aplicada à segurança pública, mobilidade urbana e gestão eficiente de cidades. A agenda envolve compromissos nas cidades de Hangzhou, Pequim e Xangai, organizados de forma segmentada de acordo com o interesse e área de atuação de cada integrante da delegação.
A viagem acontece logo após uma comitiva do Estado de São Paulo ter cumprido roteiro semelhante nesta mesma semana, demonstrando o crescente interesse de governos brasileiros pelas soluções chinesas. Nos últimos meses, autoridades do Paraná também visitaram empresas com atuação no Brasil e sede na China, além de terem acompanhado de perto o modelo do Smart Sampa, implementado na capital paulista.
O Estado do Paraná e seus municípios têm se impressionado com os resultados dessas tecnologias em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e outras capitais brasileiras. A iniciativa é mais um passo firme rumo à modernização da gestão pública, ao fortalecimento da cidadania e à construção de um Paraná cada vez mais seguro, inteligente e conectado.
E justamente em uma semana marcada pela realização da Smart Curitiba, uma feira voltada à inovação urbana, a missão internacional reafirma o compromisso de seguir pensando as cidades do futuro, com soluções práticas que realmente beneficiem a vida das pessoas.
Deixe um comentário