Em 2016, 12 mil estudantes concluíram a graduação nas sete universidades estaduais do Paraná. O Estado é o segundo do Brasil que mais forma nas escolas públicas estaduais, atrás apenas de São Paulo (26 mil), que tem 71 escolas superiores administradas pelo governo estadual. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e da Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
“Todas as nossas universidades são bem avaliadas em rankings nacionais e internacionais, o que atrai não só alunos paranaenses, mas também de outros locais do Brasil. Cerca de 25% dos alunos são de fora”, disse o secretário da pasta, João Carlos Gomes, sobre a procura pela graduação nas escolas do Paraná.
“Destinamos 35% das correntes líquidas para a área, sendo que 6% vão para o ensino superior. Isso faz com que o Paraná seja o segundo do Brasil que mais destina recursos para formar estudantes e fortalecer o ensino”, completa.
Hoje, há 72 mil estudantes matriculados nas universidades estaduais que oferecem 378 cursos, 93% dos professores têm mestrado ou doutorado e a maioria está concentrada no interior do Estado. O Paraná é o segundo do Brasil com mais professores com esta qualificação fora da Capital, atrás apenas de Minas Gerais. O dado é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Deixe um comentário