Arquivos

Categorias

Paraná firma adesão ao programa Criança Feliz

O município de Cornélio Procópio receberá o Colégio da Polícia Militar do Paraná, anunciou a governadora Cida Borghetti nesta quinta-feira (17), durante encontro com prefeitos da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop), realizado em Cornélio Procópio. No encontro, Cida também assinou convênios para repasse de recursos para Cornélio Procópio, Alvorada do Sul, Congonhinhas, Itambaracá e Primeiro de Maio. Cornélio Procópio, 17/08/2018. Foto: Arnaldo Alves/ANPr

A atenção básica à primeira infância passa a contar com um importante reforço no Paraná. O Governo do Estado reafirmou a adesão ao programa Criança Feliz, que busca a integração dos poderes estadual e federal para o desenvolvimento integral de crianças de zero a seis anos de idade. A medida foi aprovada pelo Conselho Estadual de Assistência Social em reunião nesta segunda-feira (3) em Curitiba.

A governadora Cida Borghetti disse que a adesão representa um reforço na política de atendimento à criança e ao adolescente já desenvolvida no Paraná. “A atenção nessa faixa etária é essencial para que a criança cresça de forma saudável e se desenvolva integralmente, com qualidade de vida”, afirmou. “Logo que assumi o governo pedi prioridade para que o Paraná voltasse a fazer parte do programa”, acrescentou.

Para a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Nádia Moura, a volta ao programa vai fortalecer ainda mais o atendimento à primeira infância. “Estudos comprovados cientificamente mostram que nessa faixa etária, se houver acompanhamento, o resultado é maior”, salientou a secretária.

Nádia lembrou que o programa Criança Feliz foi baseado no Marco Legal da Primeira Infância, convertido na Lei 13.257/16, do qual a governadora foi relatora na época em que foi deputada federal. O marco cria diversos serviços e iniciativas voltadas ao desenvolvimento de crianças que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). “Hoje, o Brasil tem lei mais avançada no mundo na proteção e atenção à primeira infância”, disse ela.

O programa Criança Feliz, cujo objetivo é promover um desenvolvimento integral com o fortalecimento de vínculos familiares e orientação às famílias por meio de visitas técnicas periódicas, está presente em 2.768 municípios do país. Somente no Paraná, 40 municípios aderiram à estratégia.

INFÂNCIA NO PARANÁ – Para garantir a proteção integral de crianças e adolescentes, o Governo do Paraná atua em parceria com os municípios, organizações da sociedade civil e conselhos de direitos.

Os fortes investimentos nesta política também contribuem para manter o atendimento prioritário às crianças e adolescentes. Somente em 2018, foram aplicados R$ 37 milhões do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (FIA), em ações voltadas a esse público.

O bom desempenho do Estado nas políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente fez com que o Paraná se tornasse um dos melhores estados para se viver a infância, conforme estudo divulgado pela Fundação Abrinq, em 2017.

AÇÃO INTEGRADA – No Paraná, a política de proteção à primeira infância recebe reforço por meio da Rede Mãe Paranaense, que organiza a atenção materno-infantil nas ações do pré-natal e primeiros dias após o parto até o acompanhamento do desenvolvimento das crianças, em especial nos primeiros anos de vida. O programa fez com que o Paraná alcançasse os menores índices de mortalidade materna e infantil de sua história.

Por meio do Família Paranaense, programa coordenado pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social em parceria com outras secretarias/órgãos estaduais e municípios, é feito o acompanhamento individualizado das famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. São ofertadas ações integradas nas áreas de saúde, educação, trabalho e assistência social. As crianças e gestantes têm atenção especial das equipes técnicas.