Arquivos

Categorias

Paraná e Paraguai definem diretrizes para desenvolver região de fronteira

O Governo do Paraná e a República do Paraguai irão elaborar um memorando para definir diretrizes e ações integradas para estimular o desenvolvimento da faixa de fronteira entre os dois países.

Uma minuta do documento foi apresentada ao governador em exercício Flávio Arns nesta quarta-feira, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, por integrantes do Núcleo Regional para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira do Paraná.

A intenção é proporcionar um mecanismo de trabalho conjunto para estudar investimentos e implantar projetos de cooperação que atendam áreas prioritárias, como erradicação da pobreza, saúde, segurança pública e infraestrutura e logística.

A previsão é que o memorando seja concluído no próximo semestre e então assinado pelo governador Beto Richa e pelo presidente do Paraguai, Fernando Lugo. A estimativa é que mais de dois milhões e trezentos mil habitantes morem nessa região. O plano integrado de desenvolvimento será aplicado seguindo ações definidas pelas secretarias e ministérios.

A primeira etapa será a coleta de informações para a definição das necessidades e potencialidades. Com isso, serão buscadas formas de aplicar os investimentos por meio de recursos do governo federal e de linhas de créditos. Uma das áreas em que as discussões já avançaram foi a de infraestrutura e logística. Um estudo avaliou a similaridade territorial e a vocação econômica do Paraná e do Paraguai e definiu alguns investimentos necessários para a região.

É o caso da plataforma logística binacional, que integraria os modais ferroviários e rodoviários dos dois Estados. Independentemente do acordo com Paraguai, os integrantes do Núcleo de Fronteira do Paraná elaboram as políticas públicas necessárias para os 139 municípios que estão na região.

O órgão é composto por representantes de 21 secretarias de Estado, 17 da sociedade civil e cinco do governo federal. Além do vice-governador Flávio Arns, estiveram presente o secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, e o deputado Reni Pereira.