A Secretaria de Educação expandiu a oferta da educação profissional no Paraná. Em 2012, foram reconhecidos e regularizados 215 cursos técnicos oferecidos na rede pública estadual. Com isso, a oferta de matrículas cresceu 25%, passando de 90 mil para 112 mil alunos atendidos pela educação profissional em 174 municípios. Atualmente, a rede estadual mantém 334 unidades de educação profissional.
O Governo do Paraná está investindo R$ 200 milhões na construção, reforma e ampliação de unidades de educação profissional, cursos de formação de docentes, complementação de acervos bibliográficos e aquisição de laboratórios. O objetivo é atender às necessidades de qualificação profissional para o setor produtivo nas diversas regiões.
Estão em construção 12 Centros de Educação Profissional, com capacidade para até 1.200 alunos. Seis unidades estão em projeto ou em licitação. Três unidades estão passando por obras de ampliação no momento, duas estão em licitação para ampliação e a secretaria já trabalha em projetos de execução para ampliação de outras 17 unidades.
Em outra frente de trabalho, a Secretaria da Educação está investindo cerca de R$ 45 milhões em equipamentos, laboratórios e mobiliário para estabelecimentos de ensino que oferecem cursos técnicos. Também foram repassados a essas escolas, nesse período, 255 mil exemplares para complementar os acervos bibliográficos.
Foram entregues ainda equipamentos para 54 laboratórios específicos e outros 378 laboratórios básicos, que atendem ao padrão do Ministério da Educação – Biologia, Eletrônica, Física, Informática, Matemática e Química. Em 2013, serão entregues outros 193 laboratórios do tipo padrão do MEC.
A secretaria também promoveu dois simpósios para a formação continuada dos professores e coordenadores de curso na Educação Profissional de Nível Médio. Foram regularizados também os contratos de serviço que garantem o seguro de acidentes pessoais para estudantes que fazem cursos técnicos com estágio obrigatório e dos cursos de formação de docentes (antigo magistério). A medida beneficia aproximadamente 30 mil alunos da comunidade escolar.
Deixe um comentário