Arquivos

Categorias

Paraná apresenta iniciativas sustentáveis na Rio + 20

Da AEN

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, apresentou neste sábado (16), na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), a Aliança Nosso Paraná Sustentável. A iniciativa promove o desenvolvimento solidário, sustentável e da cultura da paz.“Temos ações em diversas áreas como, por exemplo, levantar dados de infraestrutura e serviços públicos, promover o desenvolvimento sustentável e econômico de agricultores familiares, qualificação de servidores municipais, inclusão digital, preocupação com o meio ambiente e habitação sustentável”, disse Chaowiche. Para isso, são feitas parcerias com as iniciativas do setor privado, da sociedade civil e de universidades.

Chaowiche apresentou o compromisso da Cohapar em assegurar a qualidade de vida na cidade e no campo, com moradia digna, beneficiando mais de 100 mil famílias em quatro anos.

A Companhia trabalha com o conceito de sustentabilidade, usando concepções construtivas, urbanas e ambientais. Os projetos são integrados à paisagem urbana para criar um convívio saudável e democrático entre as famílias.

As famílias que vivem em situação de risco são realocadas, e as áreas a que eram expostas são recuperadas com a criação de parques ou reflorestamento, para que não haja novas ocupações.

“Nestes locais também são criadas opções de lazer para que as pessoas se integrem ao meio ambiente e entendam que a preservação é importante para a qualidade de vida de todos”.

A Cohapar estuda o uso de novas tecnologias na construção de casas populares, para conseguir custo mais baixo, agilidade na obra e garantir a sustentabilidade com menor produção de lixo nos canteiros.

O Paraná hoje é exemplo no desenvolvimento de programas habitacionais. São mais de 320 municípios com projetos em andamento, com parcerias com a Caixa Econômica Federal, prefeituras e órgãos do governo do Estado.

São casas nas áreas urbana e rural, regularização fundiária e projetos especiais como casas para comunidades quilombolas, indígenas e pescadores.