O secretário estadual de Turismo, Márcio Nunes, destacou nesta sexta-feira, 26, em Madri (Espanha) que o Paraná deve ter um aumento na visitação estrangeira a partir deste ano após as rodadas de reuniões e encontros com agentes e operadores europeus. “Além de Foz do Iguaçu, Curitiba e Litoral, mostramos o potencial do turismo na região metropolitana de Curitiba, de Ponta Grossa e Campos Gerais e dos destinos já consolidados das regiões norte e noroeste”, disse no último dia da Fitur – a maior feira de turismo internacional da Europa.
“Foram quatro dias de intenso trabalho com mais de 15 encontros, reuniões e visitas não só com operadores e agentes como também com empresas e organismos que trabalham na divulgação e como potencializar os destinos do turismo no mundo. O Brasil, por exemplo, foi eleito o melhor destino turístico do mundo e o Paraná com Rio de Janeiro, São Paulo e Nordeste está entre os destinos preferidos do europeu. Nós temos muito a crescer neste e nos próximos anos”, completou Nunes.
Numes se encontrou ainda com o ministro Celso Sabino (Turismo) e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e definiram as ações conjuntas para divulgação do turismo paranaense no mercado exterior. “Temos que desmistificar a ideia de que o Brasil oferece somente sol e praia. O Brasil é muito mais que isso e estamos trabalhando para mostrar ao mundo que o Brasil também é gastronomia, é cultura, é sustentabilidade”, disse Freixo que respaldou a proposta do Paraná.
Potencial turístico
Em 2023, o Paraná recebeu 603,8 mil turistas estrangeiros, aumento de 15,6% em relação aos 522 mil turistas de 2022. Espanha, França e Alemanha estão entre os 10 países que mais visitaram o estado. “A nossa meta é fortalecer o turismo estrangeiro e trabalhar junto com Rio de São Paulo com são escalas do visitante europeu. A nossa primazia são os destinos mais seguros do país ao visitante estrangeiro que buscam, cada vez mais, lugares mais tranquilos e o contato com a natureza”, disse Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná e que integra a comitiva paranaense na Espanha.
Martini afirmou que o Paraná é um dos destaques no estande brasileiro na Fitur. “Esta é a feira de turismo mais importante da Europa e essa agenda com os operadores que também vendem ao Brasil mostra o potencial, a receptividade e a qualidade dos destinos paranaenses, o que mais o turista estrangeiro procura quando faz a opção de viagem”, disse.
“Com o aumento do fluxo por Curitiba e região metropolitana, a tendência do turista é conhecer ou visitar Foz do Iguaçu neste mesmo pacote. No caso da entrada pelo Rio de Janeiro e São Paulo, a escala passa por Curitiba e segue para Foz do Iguaçu porque são voos de curta duração. Essa é a proposta: trabalhar e potencializar os destinos de Curitiba, região metropolitana, Ponta Grossa, Campos Gerais, Litoral e Foz do Iguaçu”, completou.
Deixe um comentário