As políticas de incentivo e o apoio do Governo do Estado aos produtores garantiu ao Paraná o segundo lugar na produção agrícola do país em 2008. Esta constatação tem como base o diagnóstico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, sobre o Valor Bruto da Produção, denominado VBP, que analisa o desempenho de 64 produtos agrícolas. Na pesquisa, nosso Estado perde apenas para São Paulo, que foi impulsionado pela forte produção de cana-de-açúcar.
Mesmo não tendo aparecido em primeiro lugar na produção agrícola, o Paraná apareceu em destaque na produção de grãos. A pesquisa do IBGE aponta nosso Estado como o principal produtor de milho, com 26,5% do total, feijão com 22,3%, e trigo com 50,9%. Também aparecemos como segundo maior produtor de soja, com 19,9% de participação na produção nacional. Na somatória de todos os itens do VBP, nosso Estado contabilizou 14,8% da produção agrícola brasileira, aproximadamente R$ 22 bilhões de um total de R$ 148,4 bilhões faturados pelo setor no ano passado.
Trecho de artigo do presidente do PMDB do Paraná, deputado estadual Waldyr Pugliesi, que pode ser lido na íntegra clicando AQUI
Deixe um comentário