No último sábado (13), completou um mês que o Paraguai não relata mortes por covid-19. Com 1.261 casos confirmados, 647 recuperados e 11 óbitos até o momento, o país está posicionado como o menor número de mortes em todo o continente, atrás apenas do Suriname e da Guiana Francesa.
Com esses números o país vai começar nesta segunda-feira (15), uma nova fase da chamada “quarentena inteligente”, que permitirá a reativação de mais setores da economia.
Isso valerá apenas nos departamentos onde o novo coronavírus está controlado.
Na fase 3, o horário de circulação de pessoas poderá se estender até às 22 horas, mas isso depende ainda da aprovação do Ministério do Interior. Já o horário de funcionamento do comércio poderá ser decidido pelos governos departamentais.
Um dos setores que poderão retomar as atividades são as universidades, com aulas práticas, aplicação de provas e defesa de tese. As aulas regulares presenciais continuam suspensas.
As autoridades do departamento de Alto Paraná e de Assunção pediram um horário diferente, levando em consideração a dinâmica dos comércios nessas regiões.
Com a 3ª fase ficam liberadas a volta do setor gastronômico, atividade física, setor cultural, educação superior e celebrações religiosas.
Deixe um comentário